sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

COMER MAIS PLANTAS AJUDA A SER MAIS MAGRO , MAS SER VEGETARIANO. NÃO

 Sou um carnívoro confesso! Se pudesse, comeria carne em todas as refeições, de preferência carne vermelha e malpassada! Para ser sincero, eu já fui assim em alguns momentos da minha vida, seja por ignorância, seja por desleixo, eu abusei da carne vermelha e negligenciei os alimentos de origem vegetal. Ignorância porque resolvi seguir dietas malucas, desleixo porque toquei o f@da-se mesmo.

No entanto, ao seguir a orientação do meu nutricionista, @felipenassau, aumentei a ingestão calórica (isso mesmo, comecei a comer MAIS) e melhorei a qualidade da alimentação, basicamente inserindo frutas, legumes ou verduras de boa qualidade em todas as refeições.
✅Resultado: emagreci, fiquei mais saudável e meu desempenho melhorou.
Veja que não é ser vegetariano, e sim comer mais alimentos a base de plantas, conforme destacado por Jarvis et al. (2023) em revisão de estudos que acompanharam pessoas por vários anos, seguindo diferentes padrões alimentares. Segundo os resultados, comer mais alimentos vegetais está associado com menor risco de acumular gordura. No entanto, isso não significa que ser vegetariano seja bom! Os resultados mostram que a associação depende da qualidade dos alimentos vegetais, quando se come “bem” se emagrece, mas quando se come “mal”, não há vantagem, mesmo que seja vegetariano. Para dar um exemplo, uma pessoa pode comer tapioca ou bolo, feitos apenas de ingredientes vindo de plantas; ou ela pode comer fruta e verduras, entende?
Uma sugestão simples é buscar vegetais produzidos em sua região e estão em época de colheita/produção. Isso ajudará a gastar menos dinheiro e ter acesso a alimentos que sofrem menos manipulação e intervenção. Além disso, recomendo que façam como eu e consultem um nutricionista para lhe dar orientações individualizadas e precisas!
www.paulogentil.com
ou link na Bio.
Doi 10.1139/apnm-2022-0059

Nenhum comentário:

Postar um comentário