terça-feira, 31 de janeiro de 2023

EFEITO DOS CALÇADOS DE LEVANTAMENTO DE PESO NO AGACHAMENTO

 Tem muita moda no mundo fitness, desde a invenção de exercício até proposições sobre vestuário.

Começando dos pés, há discussões sobre o melhor tipo de calçado, ou até mesmo se devemos calçar algo, ou treinar descalço.
Comecemos com duas informações valiosas:
1️⃣ treinar descalço oferece muitos riscos e desvantagens com pouca (ou nenhuma) vantagem;
2️⃣ usar calços no calcanhar aumenta o risco de problemas nos joelhos. Tudo isso está bem detalhado no @nerdflix_br (https://nerdflix.paulogentil.com/
, caso queiram aprofundamento técnico.
Dito isso, vamos responder às perguntas sobre os calçados usados pelos levantadores de peso, que são rígidos e com os calcanhares levemente elevados. Tais calçados são normalmente usados para se manter uma postura mais ereta, aumentar a amplitude, a tensão no joelho/quadril e reduzir o estresse na coluna lombar. Mas será que funciona?
Para responder, Brice et al. (2023) colocou 11 levantadores de peso (carga máxima de agachamento =168% da massa corporal) para fazer séries de agachamento até a falha usando calçados planos ou com os calcanhares elevados. Interessantemente, as comparações não revelaram diferenças nos movimentos das diferentes articulações entre os diferentes calçados, inclusive a amplitude não mudou! Houve, no entanto, diferenças na dinâmica do movimento, com menores valores de potência e menor velocidade para o agachamento com calços, além de maior deslocamento antero-posterior e médio-lateral da barra, sugerindo maior instabilidade no movimento.
Concluindo: para quem treina musculação, não faz sentido investir em calçados de levantamento de peso, já que não há vantagens na qualidade de movimento e podem haver, inclusive, prejuízos que poderão tornar o exercício mais perigoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário