quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

EXERCÍCIO É REMÉDIO CONTRA DOENÇA DE ALZHEIMER

 A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, responsável por 60-70% dos seus casos. Suas manifestações mais comuns são a perda progressiva na cognição, aprendizado e memória. A doença está associada com a formação de placas senis beta amiloides e emaranhados neuro fibrilares originados da fosforilação aberrante de proteínas tau. Essas placas e emaranhados tem ação neurotóxica, prejudicando a função cerebral.

Apesar de haver evidências de que o exercício tenha tanto um efeito preventivo quanto terapêutico na Doença de Alzheimer, seus mecanismos ainda não eram claros.
Mas um estudo recente de Hwang et al. (2022) ajudou a esclarecer a questão. Nele, ratos com demência realizaram exercícios físicos 5 vezes por semana, em sessões de 50 minutos e intensidade equivalente a 60-70% do consumo máximo de oxigênio. O treinamento durou 6 semanas e, ao final, havia testes de cognição, aprendizado e análise de amostras de tecido cerebral.
Os resultados foram incríveis! O exercício melhorou os testes de cognição, aprendizado e memória nos ratos com demência. As análises verificaram que o exercício reduzia a concentração de placas amiloides no hipocampo (região responsável pela memória) e ajudou a reverter ciclos celulares aberrantes e prevenir a morte de células cerebrais!
Pessoal, imploro que entendam a importância disso! Não digo isso apenas como profissional de Educação Física, mas como neto da Dona Yette que, com seus 94 anos👵, precisa muito do exercício, não apenas para melhorar sua função física, mas também cognitiva. Algumas pessoas não entendiam a importância de ela treinar, inclusive profissionais, mas felizmente tenho uma família incrível que confia em mim. Existem milhões de pessoas que precisam saber disso, especialmente profissionais de Saúde.
Vamos batalhar para que mais pessoas busquem a atividades físicas e mais profissionais de Saúde a indiquem! O artigo irá para meu grupo do Telegram, você pode acessá-lo pelo link do meu perfil ou em t.me/drpaulogentil
Curta e compartilhe esse post para ajudar mais pessoas!!
doi: 10.1249/MSS.0000000000002834. PMID: 34816813.

Nenhum comentário:

Postar um comentário