quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

ALONGAR PODE SER PREJUDICIAL PARA OSA TENDÕES

 Alongar está entre as práticas mais disseminadas e infundadas do campo do exercício, como já falei nas aulas do @nerdflix.br

. As evidências mostram que alongar não previne lesão e ainda pode prejudicar tanto o desempenho quanto os resultados. Mas, apesar do grande número de evidências, muita gente segue alongando como forma de preparação para o exercício, especialmente temendo distensões, estiramentos ou algo do tipo, que é uma crença totalmente infundada.
Recentemente, Pieters et al. (2022) avaliaram o fluxo sanguíneo e resistência dos tendões de Aquiles (tendão calcâneo) de 40 pessoas antes e depois de 4 situações: alongamento estático, corrida lenta, saltos e contrações excêntricas. Todos realizados por 10 minutos. Os resultados mostraram que corridas e saltos aumentaram o fluxo sanguíneo para o tendão em cerca de 50%, além de aumentar sua resistência. As ações excêntricas não mudaram nada e os alongamentos estáticos, além de não promoverem melhoras ainda tinham uma tendência de PIORAR o fluxo sanguíneo e a resistência do tendão! Sim, tendência de PIORAR. Ou seja, se você quiser se preparar para um treino, nada de alongamento estático! Ao invés disso, faça movimentos que envolvam a região a ser treinada, pode até mesmo ser o próprio exercício em menor intensidade. Vai correr, começo com caminhada ou corrida lenta! Vai fazer exercício de musculação, comece com cargas leves! Vai lutar, comece com movimentos em intensidade e amplitude progressivas... Ou seja, faça o específico!
Mais informações sobre o tema você encontrará nas aulas do Nerdflix, corre lá!
https://nerdflix.paulogentil.com/
ou através do link da Bio.
doi: 10.1519/JSC.0000000000003931

Nenhum comentário:

Postar um comentário