quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

ARTES MARCIAIS COGNIÇÃO E COMPORTAMENTO

 As artes marciais são especialmente interessantes para crianças devido ao exercício físico, ao auto-controle, à capacidade de se defender e aos outros, disciplina... no entanto, também há boas evidências sobre função executiva e cognição. Nesse sentido, Ludyga et al. (2021) conduziram um estudo com crianças de 9 a 13 anos divididas em um grupo que praticou judô e um que não o fez durante 12 semanas. O treino foi realizado 2xsemana em sessões de 1 hora e elaborado para crianças sem experiência em artes marciais, com intensidade calculada como moderada (média de 13,3 na escala de Borg). Ao final, a prática do judô levou as crianças a melhorarem o desempenho nos testes comportamentais e neuro cognitivos. Uma atenção especial foi dada ao melhor monitoramento de conflitos, com redução da impulsividade e maior autocontrole. Essas melhoras, em geral, não ocorrem em atividades que visam o aumento da capacidade física. Para os autores, as artes marciais seriam especialmente benéficas devido aos desafios de coordenação e de cognição. Além disso, é importante destacar aspectos únicos das artes marciais como responsabilidade, paciência, coragem, gentileza, justiça e humildade.

.
Essa informação é muito valiosa! Especialmente em um momento no qual as crianças estão cada vez menos ativas e mais expostas a problemas de humor, com grande prevalência de depressão, ansiedade e dificuldades de interação social. Se você tem filhos, não ignore o recado e busque um local de artes marciais. Se você trabalha com crianças, entenda a importância de sua atuação e aprenda a comunicar isso de maneira adequada. Como bem fala o @emmanoel_arrais vender não é errado, desde que se tenha algo bom para oferecer. E, sinceramente, esse é o caso! Falo isso como pai e como professor de Educação Física!
.
Se você se interessa pelo tema, Já deixo o convite para assistir as aulas sobre crianças no #Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/ ), lá explico tudo que você precisa saber para atuar de maneira segura e eficiente com os pequenos!
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com )
Ludyga S, Tränkner S, Gerber M, Pühse U. Effects of Judo on Neurocognitive Indices of Response Inhibition in Preadolescent Children: A Randomized Controlled Trial. Med Sci Sports Exerc. 2021 Aug 1;53(8):1648-1655. doi: 10.1249/MSS.0000000000002626. PMID: 34261995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário