quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

COMO O EXERCÍCIO FORTALECE O CÉREBRO

 Nas aulas em que falo da Ciência para Vendas no @nerdflix_br eu mostro como o exercício pode ser útil em vários aspectos da vida e como essa informação pode ajudar você a ter mais reconhecimento social e retorno financeiro. E isso avança para campos pouco comentados, como as funções cerebrais.

.
O exercício pode ajudar a prevenir demência, melhorar a função cognitiva, humor, memória e etc. Inclusive, já está sendo estudado que há modificações reais no próprio cérebro. Por exemplo, Callow et al. (2021) colocaram pessoas de 55 a 85 anos para fazer 20min de bicicleta na intensidade subjetiva de 15 (a referência foi a escala de Borg que vai de 6 a 20) e fizeram ressonância magnética imediatamente após o treino. Os resultados mostraram que o exercício levou ao aumento da difusividade no hipocampo, uma região do cérebro associada à memória! Essas alterações são associadas a diversos desfechos positivos como o desempenho em tarefas neurocognitivas, de modo que o exercício seria como uma dose de vitamina para o cérebro.
.
Reforçando essa hipótese há bons estudos mostrando que pessoas com maior capacidade física possuem melhores marcadores de função cerebral e, melhor ainda, que as mudanças na estrutura cerebral são associadas com as mudanças na capacidade física.
.
Portanto, comece a pensar na atividade física não apenas com uma forma de trazer saúde para o corpo, mas também para o cérebro. E pense nisso para todas as idades, já que as melhoras na cognição têm se mostrado evidentes e importantes desde crianças até idosos! Corram no meu grupo do Telegram para ver o artigo (o link é t.me/drpaulogentil, mas também há chamadas nos meus Stories)
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com )
Callow DD, Won J, Alfini AJ, Purcell JJ, Weiss LR, Zhan W, Smith JC. Microstructural Plasticity in the Hippocampus of Healthy Older Adults after Acute Exercise. Med Sci Sports Exerc. 2021 Sep 1;53(9):1928-1936. doi: 10.1249/MSS.0000000000002666. PMID: 33787529.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário