quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

EXERCÍCIOS PARA DEPENDENTES QUIMICOS

 Costumamos nos referir ao exercício como “vício do bem”. Por mais que isso seja empregado em sentido figurado, há um grande fundo de verdade. Por um lado, a prática de atividades físicas vicia, inclusive ao ponto da pessoa ter vários sintomas quando a interrompe. Por outro, a atividade física libera substâncias psicoativas que podem produzir efeitos que se aproximam de drogas lícitas e ilícitas. Pensando assim, será que o exercício poderia ajudar a controlar os vícios do mal?

.
Um estudo feito em um centro de reabilitação de dependentes químicos recrutou mulheres dependentes de metanfetaminas e as colocou para realizar uma sessão de dança ou exercício aeróbio (Zhou et al. 2021). As aulas de dança foram elaboradas especialmente para o grupo e conduzidas por um professor especializado. O treino aeróbio envolveu caminhadas na esteira por 30min a 65-75% da frequência cardíaca máxima. As avaliações realizadas após a atividade mostraram que as duas atividades têm muitos efeitos interessantes.
.
Um primeiro ponto envolveu a compensação na comida. Por exemplo, pessoas que abandonam algum vício costumam reportar ganho de peso e compulsão por alimentos pouco saudáveis. Nesse campo, as duas intervenções promoveram aumento da saciedade e redução da fome. O estudo fez análises do cérebro e verificou respostas mais positivas aos alimentos, com maior interesse por comidas saudáveis e menos calóricas. Agora vem o mais importante para o caso: ambas as intervenções reduziram o desejo pela droga, com um maior efeito para o exercício aeróbio.
.
Olha que mensagem bacana! Ela se aplica para casos clínicos, pois pessoas com algum tipo de dependência podem se beneficiar muito do exercício. No entanto, mesmo em casos nos quais se tenta melhorar a alimentação, largar cigarro, bebidas e outros a mensagem também é bastante valiosa!
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com )
Zhou YU, Finlayson G, Liu X, Zhou Q, Liu T, Zhou C. Effects of Acute Dance and Aerobic Exercise on Drug Craving and Food Reward in Women with Methamphetamine Dependence. Med Sci Sports Exerc. 2021 Nov 1;53(11):2245-2253. doi: 10.1249/MSS.0000000000002723. PMID: 34115731.

Nenhum comentário:

Postar um comentário