terça-feira, 7 de dezembro de 2021

COMO PREVENIR LESÕES OU NAO

 Você já deve ter visto algum anúncio patrocinado de consultorias ou certificações propondo testes para ajudar a fazer treinos mais seguros. Quem é assinante do #Nerdflix sabe que isso é pura balela baseada no terrorismo biomecânico. Sim! Ter um resultado ruim nesses testes não está associado a lesões e qualquer intervenção voltada para isso é tolice!

.
Para reforçar o argumento, vou trazer um estudo recente. Dillon et al. (2021) avaliaram corredores que sofreram lesões nos últimos 3-12 meses e sem lesões nos últimos 2 anos (muitos dos quais nunca se lesionaram). Os participantes foram testados para força muscular de adução de quadril, extensão de quadril, flexão de joelhos, extensão de joelhos e flexão plantar; posicionamento dos pés e amplitude de movimento (mobilidade) na dorsiflexão, extensão de quadril, rotação interna e externa de quadril.
.
Interessantemente, os que nunca sofreram lesões eram mais fracos na flexão plantar, enquanto os recentemente lesionados possuíam maior força de abdutor de quadril. A famigerada mobilidade não teve qualquer relação com as lesões, bem como a posição dos pés. Por fim, não havia quaisquer associações entre qualquer índice de assimetria e a ocorrência de lesões. Lembra a aula do @nerdflix_br sobre o tema? Se não viu, corre em https://nerdflix.paulogentil.com/
!
.
Imagina fazer uma bateria de testes demorados, gastar uma grana preta e receber um laudo todo complexo. Baseado nisso, você compra um programa de treino específico para suas “deficiências” e “desequilíbrios”, cheio de mobilidade e exercícios funcionais. Sabe que diferença isso faria na sua vida? NENHUMA! Você basicamente estaria perdendo tempo e dinheiro, já que os testes não significam nada útil e as intervenções não modificam nada relevante.
.
O que fazer? O básico, sem frescura! Caso haja lesão, procure um fisioterapeuta que faça o básico, sem frescura! Por falar nisso, estarei em João Pessoal nesse sábado para falar sobre Terrorismo Biomecânico, apareçam lá! Informações https://seorganizapersonal.com.br/gentilemjoaopessoa/
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Dillon S, Burke A, Whyte EF, O'Connor S, Gore S, Moran KA. Do Injury-Resistant Runners Have Distinct Differences in Clinical Measures Compared with Recently Injured Runners? Med Sci Sports Exerc. 2021 Sep 1;53(9):1807-1817. doi: 10.1249/MSS.0000000000002649. PMID: 33899779.

Nenhum comentário:

Postar um comentário