sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

CONSCIÊNCIA CORPORAL VS TERRORISMO

 Em uma aula sobre core, junto com Daniel Souza demos uma esculhambada no mal uso desse termo. Por exemplo, estão agindo como se fosse necessário ensinar a contrair o abdômen e que esse “desconhecimento” seria a causa de dores e problemas musculoesqueléticos. Como consequência, surgiram diversos métodos e produtos baseados em ensinar pessoas a ativarem músculos específicos. Isso vai desde te ensinar a respirar, até sentar, andar e, claro, a fazer abdominal.

.
Mas o próprio conceito de “consciência corporal” é raso. Para começar a maior parte das ações são inconscientes, o que é ótimo! Já que as ações inconscientes são mais eficientes e executadas em maior quantidade. Tentar resgatar isso para a consciência apenas a tornará menos eficientes e antinatural. Naturalmente se ativa a musculatura do core quando se agacha, levanta objetos, tosse ou faz abdominal. você não precisa de consciência para fazer isso! Inclusive os estudos já consolidam que essas os treinos de “consciência corporal” não produzem resultados relevantes do ponto de vista prático ou clínico. Por exemplo, um estudo com mais de 100 pessoas com dor lombar crônica mostrou que sessões de 40-60 minutos de exercícios focados na ativação de estabilização do core, influindo abdominais hipopressivos, não modificam o padrão de ativação dos músculos e não reduzem a dor lombar (Vasseljen et al., 2012).
.
Então vamos manter as coisas simples. O que você precisa entender, especialmente para pessoas com dores e limitações de movimento, são os aspectos que realmente influenciam na segurança e eficiência. A complexidade desnecessária só vai gerar mais medo e reforçar um dos piores problemas para as dores: cinesiofobia. Afinal, a pessoa passa a acreditar que precisa de um treinamento jedi para fazer cocô! A ideia é o contrário: devemos nos fazer a pessoa voltar a se movimentar da maneira mais natural possível, sem medo e sem paranoias. Corram no #Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/
) e vejam as aulas sobre terrorismo biomecânico. Verá que o básico funciona e que consciência corporal é cabeça do... Feliz Natal!
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Vasseljen et al. (2012). Effect of core stability exercises on feed-forward activation of deep abdominal muscles in chronic low back pain: a randomized controlled trial. Spine (Phila Pa 1976). 2012 Jun 1;37(13):110-1-8. doi: 10.1097/BRS.0b013e318241377c. PMID: 22146280.

Nenhum comentário:

Postar um comentário