quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

LESÃO DE LIGAMENTO, VAI PEGAR PESO

 Há uns dias recebi uma mensagem de um seguidor falando que adorava treinar força, mas não podia. Perplexo, perguntei o motivo e a resposta me deixou ainda mais perplexo: “o médico proibiu, pois lesionei meu ligamento cruzado anterior”. Sinceramente, achei que isso não existia mais, mas existe!

.
Logo de cara, é preciso entender que lesões de ligamentos levam à perda de músculo, independente de como ela seja tratada. Para ilustrar a questão vou trazer uma revisão sistemática e meta-análise de Dutaillis et al. (2021). O estudo envolveu a análise do tamanho do músculo de pessoas com ligamento cruzado lesionado que passaram ou não por cirurgia. Os dados de pessoas que estavam em tratamento conservador mostraram menor tamanho do quadríceps em comparação com a perna sem lesão, mas sem deficiência para os demais músculos. Quando as comparações envolviam pessoas que passaram por cirurgia de reconstrução, a coisa foi ainda pior, pois o tamanho do quadríceps permanecia menor por até 289 semanas após o procedimento! Isso mesmo, mais de 5,5 anos! Para quem passou pela cirurgia, também houve menor tamanho dos posteriores de coxa e glúteo por vários anos.
.
Essa deficiência, segundo os autores, pode gerar diversos riscos já que os músculos em questão são importantes para amortecer cargas e estabilizar as articulações. Desse modo, a deficiência poderia estar associada a osteoartrite e lesões secundárias. Portanto, segundo os autores, os exercícios devem se iniciar O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL! Vou abrir aspas aqui “independente da pessoa escolher uma abordagem conservadora ou cirúrgica, o quadríceps femoral do lado lesionado parece ter o tamanho muscular significativamente reduzido... esses achados sugerem a necessidade de focar nos planos de hipertrofia...”
.
Aí eu me pergunto, como pode alguém proibir uma pessoa com problemas de ligamento de treinar força? Digam vocês!
.
O artigo estará no meu grupo do Telegram, para entrar vejam ou pelo link t.me/drpaulogentil
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Dutaillis B, Maniar N, Opar DA, Hickey JT, Timmins RG. Lower Limb Muscle Size after Anterior Cruciate Ligament Injury: A Systematic Review and Meta-Analysis. Sports Med. 2021 Jun;51(6):1209-1226. doi: 10.1007/s40279-020-01419-0. Epub 2021 Jan 25. PMID: 33492623.

Nenhum comentário:

Postar um comentário