sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

COMO APROVEITAR MELHOR OS ROLOS DE "LIBERAÇÃO MIOFASCILAL"?

 Quando falo da liberação miofascial sempre gera algum mimimi. Mas sempre gosto de deixar claro nas publicações, bem como nas aulas do Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/

), que a questão não é demonizar, mas saber como e para que usar. Por exemplo, o próprio nome é errado, pois não há liberação de fáscias! Isso é lorota.
.
Superado isso, vou dar aqui o exemplo de um estudo que comparou os efeitos de fazer 2 séries de 1 ou 3 minutos de liberação usando os rolinhos (Schroeder et al., 2021). Os resultados mostraram que a perfusão sanguínea aumentou com o uso do rolinho, com maiores resultados após 3min. Sobre a rigidez, também houve redução com aplicação da automassagem, mas não houve diferença entre o uso de rolinho e a perna que não passou por intervenção, portanto, não se pode dizer que foi melhor do que não fazer nada. Agora, um dado importante é que nenhuma melhora (rigidez e circulação) superou o limiar mínimo para ser detectável. Portanto, não se pode dizer se a mudança é realmente relevante no mundo real.
.
Então vejam só, ao pressionar pontos de tensão usando rolinhos você pode conseguir alívio na dor e até mesmo uma sensação de relaxamento, o que pode estar associado a repostas reflexas e a aumento da circulação. Mas isso não libera fáscia, não melhora postura e tampouco previne lesões.
.
Considerações finais. Para que serve: aliviar dores e tensão, aumentar a circulação local, trazer melhoras agudas na amplitude de movimento. Para que não serve: para se preparar para o treino, para liberar a fáscia, para trazer melhoras no desempenho e composição corporal.
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
.
Schroeder et al., (2021) Effects of Foam Rolling Duration on Tissue Stiffness and Perfusion: A Randomized Cross-Over Trial. Journal of Sports Science and Medicine (20), 626 - 634. https://doi.org/10.52082/jssm.2021.626

Nenhum comentário:

Postar um comentário