quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

FALANDO SOBRE ENLATADOS

 Fechando o papo das toxinas, temos os enlatados como o atum e a sardinha. Apesar de serem fontes de ômega 3, são ricos em sódio e toda lata recebe um revestimento de plástico e é submetida à altas temperaturas, liberando os bisfenóis (BPA) e contaminantes plásticos, nocivos ao organismo. BPA’s migram mais para alimentos gordurosos, ácidos e com o calor. Não vejo sentido na orientação de usar as versões em óleo por causa disso. Se por um lado, o óleo absorveria essas toxinas no lugar da carne, por outro, é "meio" difícil de separar completamente o óleo da carne do peixe na hora de comer, então não é inteligente comer o dobro (ou triplo) de gordura (de óleo vegetal pró-inflamatório) na esperança de comer menos BPA. Até porque o excesso de calorias ainda é bem mais inflamatório que o BPA.


O melhor ainda me parece comer o enlatado em água, menos calórico sabendo que deve ser utilizado esporadicamente, uma vez que seu corpo tem mecanismos para eliminar o BPA (e pequenas quantidades de alumínio), se você tiver alimentação e sono saudável e exercício regular (eu sei... você não tem). Se puder lavar em água potável para remover o excesso de sódio e conserva, melhor ainda... o mesmo vale para os carboidratos enlatados. Como são pouco perecíveis, considero que são ótimas opções para emergências e viagens.

Sobre os embalados à vácuo de prateleira eu não tenho opinião formada... sei que no rótulo não diz ter conservantes e que a lei sobre rotulagem é severa. Mas aqui é o Brasil e fiscalizar não é o nosso forte. De qualquer forma, no preço que custa o frango desfiado pronto, é mais barato contratar uma cozinheira e comprar um mini freezer.

E pare com esse negócio de “carne e frango tem hormônio...” sei que “a lei não permite” nem sempre vale aqui, mas não é financeiramente viável dar hormônio pro frango e fazer ele chegar no mercado com preço competitivo. E o principal local de acúmulo de toxinas em animais é o tecido gorduroso. Mais um motivo pra escolher as carnes magras.

Mas se vc tem medo de toxinas, coma melhor, vá aos treinos, durma bem, beba menos, não fume e use menos maquiagem.

P/AGENDAR: link em @felipenassau ou diga “OI” no DIRECT

Nenhum comentário:

Postar um comentário