quinta-feira, 14 de outubro de 2021

CORTAR CARBOIDRATOS PREJUDICA A HIPERTROFIA

 Algumas premissas: carboidrato não faz mal; baixa ingestão de carboidratos está associada à redução da expectativa de vida; não há evidências que dietas pobres em carboidratos tragam benefícios sobre uma alimentação equilibrada. Se alguma dessas premissas é novidade para você, ou se quiser saber mais sobre elas, olhe meus posts anteriores e os vídeos no meu canal do YouTube (https://youtube.com/drpaulogentil

). Agora eu vou trazer mais um argumento CONTRA essa maluquice.
.
Um estudo de Margolis et al., (2021) submeteu jovens ativos a um protocolo de depleção de glicogênio, com treino intervalado até a fadiga! A seguir, os participantes seguiam uma dieta normal ou pobre em carboidratos e retornavam ao laboratório para uma sessão de 80min de ciclismo. Nesse dia, os participantes ingeriam carboidratos antes e durante o exercício. Então a sequência foi a seguinte: 1) depleção de glicogênio, 2) ingestão normal ou baixa de carboidratos, 3) sessão de exercício e 4) acompanhamento.
.
De acordo com os resultados, a baixa ingestão de carboidratos reduziu os níveis de marcadores de construção muscular (PAX7, MyoD e miogenina). Traduzindo, isso sugere que haveria prejuízo na recuperação dos músculos, do tecido muscular mesmo, e não apenas das reservas energéticas! Perceba que antes e durante o exercício houve ingestão de carboidratos, mas isso não evitou os prejuízos de comer pouco carboidratos nos momentos anteriores.
.
Então, vamos lá. Se esse negócio de cortar carboidratos pode reduzir sua expectativa de vida, além de prejudicar o desempenho e não favorecer o emagrecimento, por que diabos fazer? Simples, porque os depoimentos são mais próximos de integrantes de uma seita, com testemunhos de fé e hipérboles fanáticas. Por que é tão difícil entender que uma alimentação equilibrada é o sucesso para uma boa saúde e bons resultados???
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Margolis LM, Wilson MA, Whitney CC, Carrigan CT, Murphy NE, Hatch-McChesney A, Pasiakos SM. Initiating aerobic exercise with low glycogen content reduces markers of myogenesis but not mTORC1 signaling. J Int Soc Sports Nutr. 2021 Jul 10;18(1):56. doi: 10.1186/s12970-021-00455-z. PMID: 34246303; PMCID: PMC8272266.

Nenhum comentário:

Postar um comentário