sexta-feira, 29 de outubro de 2021

DORES NO JOELHO, FORTALEÇA OS MÚSCULOS E COMBATA O MEDO

 A era do terrorismo biomecânico fez surgir uma série de vendedores de promessas e propagadores de absurdo. Uma ideia comum é que existe um padrão de movimento ideal e sair desse padrão seria a causa das dores de joelho. Quem nunca viu os terroristas condenando execuções de agachamento ou leg press, afirmando que isso seria a causa de várias problemas?

.
Pois bem, aqui vou trazer dois estudos brasileiros que têm a presença de Danilo de Oliveira da Silva, um dos melhores do Mundo nessa área no momento! O primeiro deles mostra que não há associações entre padrões de movimento e dores no joelho. No entanto, há associações consistentes entre o MEDO e as dores (Silva et al., 2020). Ou seja, condenar movimento não ajuda, pois as alterações não têm relevância clínica, e ainda pode piorar o quadro ao gerar cinesiofobia (conhece pessoas que têm medo de agachar?)! O segundo estudo complementa o anterior ao avaliar a força muscular em mulheres com ou sem dores patelofemorais. Os resultados mostram que a força (isométrica, concêntrica e excêntrica) nos abdutores de quadril era menor em mulheres com dores do que em mulheres sem dores, o que reforça achados anteriores. No entanto há também algo que talvez ainda não seja tão bem difundido: a força dos extensores de joelho também foi menor. Inclusive, houve aspectos em que as mulheres com dores de joelho eram iguais às sem dores para os abdutores de quadril mas tinham prejuízos nos extensores de joelho (Ferreira et al., 2021)!
.
Agora junta isso com outros estudos que comento nas aulas sobre joelhos do @Nerdflix_br, mostrando que fortalecimento muscular promove melhoras clínicas em pessoas com dores patelofemorais e chegamos a valiosas observações práticas: 1) não busquem padrões de movimento, pois isso pode trazer mais problemas que soluções e 2) fortaleçam TODOS os músculos dos membros inferiores de pessoas com dores de joelho, de maneira natural e sem buscar balas mágicas!
.
No final das contas as pessoas parecem precisar de duas coisas: menos medo e mais força! Simples assim. Os artigos estarão no meu grupo do Telegram (t.me/drpaulogentil), confiram lá!
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com )
Ferreira AS, de Oliveira Silva D, Barton CJ, Briani RV, Taborda B, Pazzinatto MF, de Azevedo FM. Impaired Isometric, Concentric, and Eccentric Rate of Torque Development at the Hip and Knee in Patellofemoral Pain. J Strength Cond Res. 2021 Sep 1;35(9):2492-2497. doi: 10.1519/JSC.0000000000003179. PMID: 31045684.
Silva D, Willy RW, Barton CJ, Christensen K, Pazzinatto MF, Azevedo FM. Pain and disability in women with patellofemoral pain relate to kinesiophobia, but not to patellofemoral joint loading variables. Scand J Med Sci Sports. 2020 Jul 9. doi: 10.1111/sms.13767. Epub ahead of print. PMID: 32645745.

Nenhum comentário:

Postar um comentário