sexta-feira, 1 de outubro de 2021

CIGARRO E MASSA MUSCULAR

 Dentre os vícios, o tabagismo está entre os que que tem mais comprovação de danos. No entanto, um campo que as pessoas exploram pouco é sua associação com massa muscular. Em estudo de Ajime et al. (2021) ratos recebiam dietas ricas ou pobres em vitamina D eram ou não exposto ao cigarro. Vários aspectos foram avaliados, como alterações no peso, massa muscular e resposta à sobrecarga. Como a dieta pobre em vitamina D foi algo muito fora da realidade, vou me concentrar na questão do cigarro, ok? Qualquer coisa, vocês podem falar com meu nutri, o @felipenassau para obter mais informações nessa área.

.
Como esperado, a exposição ao cigarro levou à inflamação pulmonar e houve menor aumento de peso ao longo do tempo, o que parece ser devido à redução na ingestão calórica. De fato, ganho de peso e aumento de apetite é relatado por várias pessoas ao parar de fumar. A minha sugestão é que você busque um nutricionista para adotar uma dieta que dê mais saciedade com mais qualidade e busque um profissional de Educação Física para prescrever um treino que mantenha seu gasto energético elevado e favoreça o controle da ingestão calórica e a busca por alimentos mais saudáveis.
A exposição ao cigarro também levou à perda de massa muscular ao longo do tempo, apesar dos músculos ainda hipertrofiarem em resposta à sobrecarga. Os efeitos negativos no cigarro na perda de massa muscular já haviam sido identificados em estudos anteriores, tanto em animais quanto em humanos. Ou seja, além dos diversos danos comumente falados, o cigarro parece fazer seus músculos irem embora mais rápido e isso, vai deixar você mais exposto a vários problemas de saúde, como a sarcopenia. Além disso, devemos lembrar que os músculos liberam várias substâncias importantes para manutenção da saúde (miocinas) e sua redução leva ao aumento de muitos problemas cardiometabólicos.
.
Temos aí mais um motivo para estimular que as pessoas parem de fumar!
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Ajime TT, Serré J, Wüst RCI, Burniston JG, Maes K, Janssens W, Troosters T, Gayan-Ramirez G, Degens H. The combination of smoking with vitamin D deficiency impairs skeletal muscle fiber hypertrophy in response to overload in mice. J Appl Physiol (1985). 2021 Jul 1;131(1):339-351. doi: 10.1152/japplphysiol.00733.2020. Epub 2021 Jun 3. PMID: 34080919.

Nenhum comentário:

Postar um comentário