sexta-feira, 29 de outubro de 2021

COLOQUE OS VELHINHOS PARA TREINAR DE VERDADE

 Olha, eu fico aqui zoando o lance desses treinos diferentões. É complicado ver o pessoal fazendo um monte de firulas em vez de treinar de verdade. O que as pessoas, em geral, precisa é ganhar funcionalidade, desempenho, massa magra, perder gordura e melhorar parâmetros cardiometabólicos. E isso se consegue treinando de verdade, não fazendo rolinho, mobilização, malabarismo e etc. Mas o que mais me preocupa são os casos em que treinar de verdade pode significar a diferença entre a vida e a morte.

.
Se um jovem não aumentar a massa magra, pode ser apenas um problema para o selfie, já para um idoso pode ser a diferença entre andar ou não! Por exemplo, Natsume et al., (2021) avaliaram a espessura de diversos músculos e fizeram testes funcionais em idosos com ou sem a chamada síndrome locomotiva, caracterizada por disfunções que predispõe a internação e acamação. Os resultados mostraram que o tamanho dos músculos nos membros inferiores era menor nos idosos com problemas de locomoção, mas não havia diferença para os membros superiores. Interessantemente, o tamanho dos músculos da parte anterior da coxa estava significativamente correlacionado com os testes funcionais. Ou seja, quanto maiores os músculos, melhor o desempenho em sentar e levantar de uma cadeira e caminhar, seja em linha reta, seja em zigue-zague.
.
Então, pessoal, vamos entender o que realmente é “funcional” para um idoso! Funcional é ganhar massa muscular, funcional é ganhar força, funcional é aumentar a capacidade cardiorrespiratória. Não tentem ficar procurando cabelo em ovo, fazer testes posturais, mobilidade, equilíbrio ou o carai de asa! Coloquem os nossos velhinhos para treinar de verdade, pois é isso que eles precisam e é isso que vai lhes dar mais qualidade e expectativa de vida.
.
Quem gostar do tema já corre para assistir as aulas sobre idosos no @nerdflix_br (https://nerdflix.pa#conhecimentoépoder .
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com )
Natsume et al., (2021). Site-Specific Muscle Loss in the Abdomen and Anterior Thigh in Elderly Males with Locomotive Syndrome. Journal of Sports Science and Medicine (20), 635 - 641. https://doi.org/10.52082/jssm.2021.635

Nenhum comentário:

Postar um comentário