quinta-feira, 29 de abril de 2021

TREINAMENTO CONCORRENTE, QUANDO E PARA QUEM?

 As aulas sobre Treino Concorrente estão sendo incríveis, muitas dúvidas estão sendo esclarecidas e perspectivas estão sendo descobertas, respondendo dúvidas comuns das pessoas que praticam aeróbio e musculação. Estamos mostrando diversos fatores que influencia na interação entre as modalidades, como nível de treinamento.

.
Por exemplo, uma revisão de literatura com meta-análise avaliou a interação entre aeróbio e musculação na força dinâmica de membros inferiores de pessoas em 3 níveis de treino: destreinado (fisicamente inativo e com < 3 meses de musculação), moderado (ativo e com < 3 meses de musculação) e treinado (ativo e com >3 meses de musculação). Os estudos envolviam musculação com >60% de 1RM ou com cargas menores, desde que feitos até a falha. Os aeróbios envolviam >70% da frequência cardíaca máxima e eram feitos pelo menos 2 x semana (Petré et al., 2021).
.
Os resultados revelaram que não havia prejuízo nos ganhos de força para destreinados e moderadamente treinados, independente da ordem do exercício. Já para os treinados, os ganhos de força eram menores com o concorrente, especialmente se aeróbio e musculação eram separados por <20 minutos. E daí tiramos várias conclusões importantes, como o fato de que pessoas que estão começando ou que não buscam ganhos máximos de força não precisam se preocupar com a combinação (o que, convenhamos, é a maior parte das pessoas). Também vemos que separar as atividades com pelo menos duas horas e dar prioridade à musculação pode ser útil para pessoas treinadas que não querem ter prejuízos nos ganhos de força. Isso sem contar outros detalhes que falei nas aulas, como tipo de testes, tipo de aeróbio, intensidade, duração, etc.
.
Recomendo que vejam as aulas sobre concorrente no #Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/
) para ver mais detalhes e também outros aspectos, como a perda de gordura, condicionamento físico, etc. Aproveito e lembro que hoje tem aula sobre os efeitos do treinamento concorrente na hipertrofia, às 21:00 (horário de Brasília) no meu Instagram (https://www.instagram.com/drpaulogentil
). E se você não puder ver ou quiser rever, fique tranquilo, pois ela ficará disponível no Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/
).
Para quem quiser o artigo completo, eu mandarei no meu grupo do Telegram . Para entrar veja o link t.me/drpaulogentil
ou www.paulogentil.com/bio
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Petré et al. (2021). Development of Maximal Dynamic Strength During Concurrent Resistance and Endurance Training in Untrained, Moderately Trained, and Trained Individuals: A Systematic Review and Meta-analysis. Sports Med. 2021 May;51(5):991-1010. doi: 10.1007/s40279-021-01426-9. Epub 2021 Mar 22. PMID: 33751469.

Nenhum comentário:

Postar um comentário