terça-feira, 13 de abril de 2021

PESSOAS ATIVAS TEM 6 VEZES MENOS RISCO DE MORRER DE COVID-19

 

Isso é o que sugere um estudo retrospectivo com pessoas de 18 a 70 anos que foram internadas por COVID-19 em um hospital de Madri (Salgado-Aranda et al., 2021). As análises mostraram que as pessoas sedentárias tinham um risco de morrer 5,91 vezes maior que as ativas. Para as ativas, a taxa de mortalidade entre as pessoas hospitalizadas era de 1,8%, contra 13,8% nos sedentários. Além disso, os sedentários tinham maior frequência de inflamação sistêmica, insuficiência respiratória e renal. Importante destacar que o risco para os sedentários foi maior mesmo ajustado por outros fatores. Se considerarmos que o exercício ainda ajuda a controlar fatores associados à mortalidade (como diabetes, hipertensão e sobrepeso), além de reduzir o risco de hospitalização, veremos que o papel do exercício é ainda melhor do que se pode imaginar!
.
Em que pesem as limitações de um estudo retrospectivo, essa é uma evidência que se soma a várias outras, inclusive sobre possíveis mecanismos, conforme falo no vídeo sobre Exercício vs. COVID disponível no Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com
). Mas o que acontece? As pessoas são obrigadas a ficarem em casa, academias ficam fechadas e há proibição de andar em parques, ruas ou entrar no mar.
.
Por favor, não seja o militante que xinga e usa falácias. Eu tenho um vídeo no YouTube explicando que não há risco em sair de casa para fazer atividade física, tenho vídeos analisando riscos das academias e também vídeos mostrando que os efeitos do lockdown na redução do problema são altamente questionáveis. Portanto, qualquer comentário a esses pontos sem olhar as evidências demonstra precipitação histérica. Não sejam histéricos precipitados.
.
O estudo vai para meu grupo do Telegram (para entrar veja o https://www.paulogentil.com/bio/
ou vai direto em t.me/drpaulogentil
) e recomendo muito que vejam a playlist sobre COVID-19 no meu canal do YouTube (https://youtube.com/drpaulogentil
)
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Salgado-Aranda R, Pérez-Castellano N, Núñez-Gil I, Orozco AJ, Torres-Esquivel N, Flores-Soler J, Chamaisse-Akari A, Mclnerney A, Vergara-Uzcategui C, Wang L, González-Ferrer JJ, Filgueiras-Rama D, Cañadas-Godoy V, Macaya-Miguel C, Pérez-Villacastín J. Influence of Baseline Physical Activity as a Modifying Factor on COVID-19 Mortality: A Single-Center, Retrospective Study. Infect Dis Ther. 2021 Mar 14:1–14. doi: 10.1007/s40121-021-00418-6. Epub ahead of print. PMID: 33715099; PMCID: PMC7955903.

Nenhum comentário:

Postar um comentário