quinta-feira, 29 de abril de 2021

exercício pode ser o fator de risco modificável mais importante contra a covid-19

 A Educação Física vive algo complicado! Ela tem papel inegável na prevenção e tratamento de doenças e poderia ter papel central durante a Pandemia do COVID-19. Tudo seria perfeito se não fossem as pessoas da área que jogam contra! E não são apenas pessoas “comuns”, são professores e pesquisadores. Imagina que lindo se profissionais largassem suas vaidades e fanatismo político e lutassem por uma causa comum? Se parassem com a falácia que locais para prática de atividade física são locais de alto risco (devidamente derrubada nos vídeos e aulas sobre COVID no meu canal do YouTube e #Nerdflix) e fizessem parte da solução?

.
Sallis et al. (2021) avaliaram 48.440 pessoas com COVID-19 que tinham avaliações dos níveis de atividade física nos meses anteriores e verificou que pessoas consistentemente inativas tinham 126% mais risco de serem hospitalizados, 73% de irem para UTI e de 149% morrer, comparado com as ativas! Antes que os detratores esperneiem sobre fatores de risco que as pessoas possam carregar 1) muitos desses fatores são prevenidos pelo exercício, como obesidade, diabetes e hipertensão. 2) o estudo controlou e fez regressões com fatores de risco conhecidos e conclui que “a magnitude do risco para todos os desfechos associados com ser consistentemente inativo (hospitalização, internação e morte) excede ... virtualmente todas as doenças crônicas estudadas na análise, indicando que a inatividade física desempenhe um papel crucial como fator de risco nos desfechos do COVID-19”.
.
Os autores sugerem que os esforços para promover atividade física sejam priorizados pelas agências de Saúde e incorporados nos cuidados médicos de rotina e falam que a ATIVIDADE FÍSICA PODE SER O FATOR MODIFICÁVEL MAIS IMPORTANTE DE TODOS! Na boa, nego pode me odiar, mas esse é daqueles em que se resmunga no fundo da alma “o miserável do Paulo tem razão... de novo!”
O artigo será enviado no meu grupo do Telegram. Também recomendo as aulas sobre COVID-19 no Nerdflix, bem como a playlist sobre o tema no meu canal do YouTube. O link para tudo isso está em www.paulogentil.com/bio
.
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Sallis et al. (2021). Physical inactivity is associated with a higher risk for severe COVID-19 outcomes: a study in 48 440 adult patients. Br J Sports Med. 2021 Apr 13:bjsports-2021-104080. doi: 10.1136/bjsports-2021-104080. Epub ahead of print. PMID: 33849909.

Nenhum comentário:

Postar um comentário