sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

E O DEPOIS DO DEPOIS?

 nutjessicaribeiro

Se você só conseguiu emagrecer fazendo low carb, mas depois engordou, será que essa é mesmo a melhor estratégia pra você? Eu sei que pode ser difícil ler isso, mas se uma estratégia funciona por um tempo, mas logo depois seu peso volta a ser uma uma problemática na sua vida, então ela não funcionou de verdade.

Quando eu falo em funcionar ou não funcionar, eu não falo em emagrecer ou não emagrecer. Eu falo sobre essa questão ser resolvida na sua vida, sobre você comer em paz, com equilíbrio, com prazer e sem exageros, de forma constante na sua vida. Eu falo sobre a comida deixar der ser um peso, uma prisão, uma fonte eterna de descontrole, culpa e frustração. Eu falo sobre a comida deixar de ter poder sobre você.

Isso vale pra low carb, paleo, primal, Dukan, Atkins, deita da Zona, dieta dos pontos, dieta calculada, dieta que nutricionista faz... qualquer uma. Se sua relação com a comida piora, assim que a motivação passar e seu corpo gritar pra sair da restrição, o descontrole com a comida também vai piorar, você vai achar que é viciada, e a chance de recuperar todo peso perdido (e mais um pouco) é gigante.

E se você vê um nutricionista prescrevendo isso, não é que ele queira seu mal. Nós aprendemos assim. Nós aprendemos a avaliar estudos que mostram um antes e um depois. Mas não mostram o depois do depois. Isso gera uma cegueira temporária coletiva. E nos cegamos pro efeito psicológico que o corte de carboidratos gera neste depois-do-depois: uma grande obsessão e descontrole pelo mesmo carboidrato.

Passa um tempo da dieta e a pessoa só pensa em comer brigadeiro, pizza, lasanha, pão e tudo que era proibido (e às vezes até sonha de noite com isso). E aí não tem muito pra onde correr. Pra equilibrar isso, você vai precisar sair dessa restrição e cuidar da sua relação com a comida. A verdade é que a low carb te iludiu. Verdade difícil de engolir, mas que precisa ser dita. 🦋

Me conta nos comentários, você já cortou carboidratos e ficou fissurada por eles?👇🏼

Nenhum comentário:

Postar um comentário