sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

COVID-19 E A OBESIDADE

 

Estamos vivendo várias epidemias, de ignorância, de intolerância, de fake news, de cardiopatias, de problemas metabólicos, de problemas mentais... Uma doença que vem crescendo de maneira mais descontrolada e que causa um grande número de mortes é a obesidade (CID 10 – E66). Na epidemia do vírus chinês (identificado pela primeira vez em Wuhan, na China, segundo a Organização Mundial de Saúde), foi notado uma maior gravidade da doença e mortalidade em pessoas obesas. Nesse sentido, Wang et al. (2021) investigaram se a variação da mortalidade em diferentes locais estaria associada à obesidade. De acordo com as análises, levando em conta os demais fatores, os Países com mais pessoas acima do peso geralmente possuíam maiores taxas de mortalidade por COVID-19!
.
Isso pode ser explicado por várias coisas, como o fato de o tecido adiposo liberar substâncias inflamatórias e a obesidade estar associada com redução da capacidade vital, aumento do risco de tromboembolismo, maior risco de diabetes e hipertensão, com aumento da regulação do receptor da ECA-2, que é porta de entrada do vírus em vários órgãos. Todos esses fatos nos fazem entender por que obesos são mais propensos a testar positivo para COVID-19 e tem um risco 3,4 vezes maior de morrer da doença! Aqui devemos lembrar que os maus hábitos na alimentação e sedentarismo gerados pelo pânico e pelas medidas restritivas estão levando ao ganho de peso, o que pode tornar o problema ainda pior no curto a médio prazo. Os autores inclusive destacam que a obesidade é um problema que nos acompanha há décadas e vai continuar, mesmo após passar o COVID-19.
.
Mas a mídia (aquela mesmo que odeia os locais para prática de atividade física) gosta de glamourizar a obesidade, uma doença (CID 10 – E66) que mata milhões por ano, como se isso fosse apenas uma questão de estética, aceitação ou lacração. Seria importante que realmente todas as vidas importassem, como a das quase 3 milhões que morrem de obesidade por ano ou, sei lá, de repente, as dos cerca de 50 milhões de abortos anuais!
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Wang J, Sato T, Sakuraba A. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Meets Obesity: Strong Association between the Global Overweight Population and COVID-19 Mortality. J Nutr. 2021 Jan 4;151(1):9-10. doi: 10.1093/jn/nxaa375. PMID: 33188432.

Nenhum comentário:

Postar um comentário