sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

PROTEÍNA DO ARROZ OU PROTEÍNA DO LEITE?

 

Galera, eu sou profissional de Educação Física e não tenho nenhuma pretensão de saber a fundo sobre Nutrição, inclusive eu tenho meu nutrocionista (@felipenassau ) que manda na minha alimentação. No entanto, sempre estou lendo e participando de eventos na área porque acho interessante e porque existem muitas informações que são valiosas para prescrição de exercícios. E com isso também vemos que tem muita gente sendo enganada por aí! Por exemplo, em vez de procurar um profissional para organizar a alimentação, as pessoas buscam fatores que fariam mágica. Um exemplo disso é a busca pelos melhores tipos de proteína. Aqui, a queridinha de todos é o whey protein. No entanto, as evidências não são tão consistentes assim.
.
Por exemplo, um estudo recente de Moon et al. (2020) avaliou as respostas à musculação em homens treinados que consumiam 48g de whey protein ou proteína do arroz (é ruim bagarai, eu sei). A turma fazia o mesmo treino e foi avaliada para força, capacidade anaeróbia e composição corporal. Vale lembrar que a alimentação foi controlada e não mudou no estudo, a menos pela suplementação. Ao final, os dois grupos ganharam massa magra e perderam gordura. Além disso, os dois grupos melhoraram o desempenho no supino, leg press e no teste de Wingate, novamente sem diferença entre tomar whey ou arroz.
.
Sei que os “atletas” patrocinados e seu fã clube vão rasgar a tanga, mas esse estudo soma a tudo que se fala há anos! A escolha da proteína é mais uma questão de praticidade, preferência, sabor (que da proteína do arroz é horrível) ou mesmo filosofia de vida. Não ache que é um pequeno detalhe que fará seus resultados serem grandes coisas, o que vale mesmo é você comer bem e treinar bem, beleza? Ah, a foto é com arroz e não proteína do arroz, mas achei que assim ficou mais bonitinho e provocativo!
.
O lado legal desses estudo é irritar os vendidos e os crentes dos suplementos. Mas tem o lado chato de agradar os veganos que, em uma boa parte, são chatos pra caraleeeeoooo! #sempolêmicanãotemgraça.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Moon JM, Ratliff KM, Blumkaitis JC, Harty PS, Zabriskie HA, Stecker RA, Currier BS, Jagim AR, Jäger R, Purpura M, Kerksick CM. Effects of daily 24-gram doses of rice or whey protein on resistance training adaptations in trained males. J Int Soc Sports Nutr. 2020 Dec 1;17(1):60. doi: 10.1186/s12970-020-00394-1. PMID: 33261645; PMCID: PMC7706190.

Nenhum comentário:

Postar um comentário