sexta-feira, 3 de julho de 2020

ORIENTAÇÕES PARA TREINOS COM MASCARA

No texto anterior, eu e @claudio.andrelira mostramos as consequências fisiológicas de fazer exercícios com máscaras de proteção. Em geral, há aumento na concentração de CO2 e redução na concentração de O2 inspirado, maior participação do metabolismo anaeróbio, dificuldade de controle térmico e desconforto. Isso gera prejuízos mais visíveis nos exercícios com maior participação anaeróbia lática, como os realizados acima do ponto de compensação respiratória, o chamado “limiar anaeróbio ventilatório 2”. Desse modo, seria interessante evitar exercícios acima dessa intensidade e aqui vão algumas dicas:
.
Para os exercícios predominantemente aeróbios, opte por aqueles de baixa intensidade (você pode controlá-los pela FC ou escala de Borg), como as caminhadas/corridas. No entanto, é importante lembrar que, mesmo em intensidade baixa, a atividade prolongada aumenta progressivamente o VO2 (especialmente se não houver hidratação e em ambientes quentes). Portanto, é importante controlar também a duração.
.
Pode parecer menos óbvio, mas é possível se exercitar em alta intensidade. Por exemplo, variações de HIIT curto podem ser usadas, como os tiros de 30s:30s com intensidade mecânica equivalente à intensidade do VO2max (idealmente com recuperação passiva para diminuir o VO2 e a participação do metabolismo anaeróbio lático).
.
Outro treino que pode ser interessante são os sprints curtos, com tiros máximos de 5 a 10s, por exemplo. No caso da musculação, um treino com cargas altas e poucas repetições ou mesmo um treino de potência pode ser realizado. Em ambos os casos, é importante observar o volume e utilizar recuperação passiva para diminuir a participação do metabolismo anaeróbio lático. Outra dica é ter tempos maiores de recuperação, que poderiam ser fixados em, por exemplo, 8x o tempo de trabalho.
.
Vejam que não há receita de bolo, há possibilidades. Para entender melhor esse assunto, recomendamos o livro de Fisiologia do @claudio.andrelira bem como as aulas sobre HIIT e as sobre Métodos Metabólicos e Tensionais no #Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/, ou pelo aplicativo). Nada de ficar parado, o conhecimento lhe traz possibilidades!
.
(Paulo Gentil - www.paulogentil.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário