sexta-feira, 31 de julho de 2020

E ESSE AERÓBICO HEIN.... NÃO VAI ME EMAGRECER??

Por @felipenassau “expliquei adaptações que tornam o exercício aeróbio moderado (AM) eficaz para emagrecimento apenas nas 2-3 primeiras semanas. Outro dado: pontos de controle responsáveis pelo armazenamento de gordura (FATP-1, FAS, ACC) só parecem reduzir com exercícios intensos, como treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) e musculação intensa. Seu corpo se adapta de forma inteligente ao seu treino. Ao perceber que você gasta muita energia e muita gordura no treino, ele passa a poupar energia em repouso e poupar suas reservas de gordura em repouso para ter o que gastar num próximo treino de (AM).
.
Aparentemente só os exercícios intensos parecem melhorar de forma relevante marcadores de gasto de gorduras (beta-oxidação - HADH) e pontos de controle sobre a oxidação geral de nutrientes (CS, Noradrenalina, hormônios tireóide). Há uma conexão entre maior gasto de carboidratos em exercício (PFK, HK) e maior gasto de energia e gorduras em repouso (HADH, CS).
.
Défcit calórico via dieta ainda é o mais eficaz para reduzir gordura corporal, porém, o efeito colateral é a piora na capacidade de gastar energia e gordura em repouso: a termogênese adaptativa. Isso é o corpo tentando se defender da falta de nutrientes.
.
Treinos como HIIT e musculação que busquem maior recuperação do carboidrato e mais síntese de proteínas após o treino são meios mais eficazes de ajudar positivamente na perda de gordura e atrasar essa queda no metabolismo causada pela dieta, prolongando o período de emagrecimento. Com um bom treino e sono de qualidade, seu corpo suporta bem 3-4 meses de dieta com déficit calórico. Com treino ruim ou sedentarismo, os resultados já ficam ruins antes da oitava semana. E com sono ruim, o resultado é imprevisível.
.
Lembre que overtraining é mais provável com musculação até a falha e HIIT de alta potência, que são os melhores protocolos pra perder gordura e melhorar massa muscular. Logo, é fundamental um bom professor pra calcular e acompanhar sua evolução para que o overtraining não ocorra.”
Dimitri Molenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário