sexta-feira, 17 de julho de 2020

ENCURTAMENTOS NÃO ESTAO ASSOCIADOS A LESÕES

Bem, ao menos não necessariamente! As aulas sobre “Alongamento, aquecimento e mobilidade” chocam um pouco ao mostrar que alongar não previne lesões e ainda pode prejudicar os resultados. Aí acaba sobrando para mobilidade e liberações. Antes de gritar, confere a aula no Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/ ou pelo aplicativo), pois lá eu explico como e quando usar esses tipos de treino. Mas essa coisa da lesão fica na cabeça de muita gente, pois a galera tem aquela imagem dos atletas se alongando horrores por acreditar que encurtamentos estejam associados a lesões. No entanto, isso não é bem verdade.
.
Sanz et al. (2020) acompanharam 1657 jogades de futebol em categorias de base de clubes de alto nível, avaliaram a incidência de lesões em relação à flexibilidade dos posteriores de coxa, medida por diferentes testes. Quem lê, pode achar “óbvio” que há uma relação. Por outro lado, quem assistiu minha aula sabe que não é bem assim! Os resultados não revelaram associação entre a incidência de lesões e flexibilidade dos posteriores de coxa. Inclusive, quando se analisou especificamente os jogadores que se lesionavam, se percebeu que sua flexibilidade não era diferentes com comparação aos que não se lesionavam. Aí vem duas perguntas: o que previne lesões e para que serve o alongamento? Sobre a primeira as meta-análises sobre o tema são claras em mostrar que o treino de força é o principal fator a prevenir lesões. Sobre o segundo ponto, resposta complicada, hein! Pois depende muito do tipo de alongamento e de como ele é empregado, mas adianto que aquele papo de alongar antes do treino pode te trazer mais prejuízo que benefícios! Reforço meu convite para assistir as aulas sobre o tema no Nerdflix, e o artigo será postado no meu grupo do Telegram (para entrar veja o link no destaque dos Stories (Grupo Telegram) ou vai direto em t.me/drpaulogentil).
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
.
Sanz, A, Pablos, C, Ballester, R, Sanchez-Alarcos, JV, and Huertas, F. Range of motion and injury occurrence in elite Spanish soccer academies. Not only a hamstring shortening—related problem. J Strength Cond Res XX(X): 000–000, 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário