sexta-feira, 3 de julho de 2020

66% DAS PESSOAS DEIXARIAM DE TER RISCOS CARDIOMETABOLICOS SE FIZESSEM ATIVIDADE FISICA

A síndrome metabólica envolve a combinação de diversos fatores de risco, como adiposidade abdominal, alteração no metabolismo de glicose, dislipidemias e elevações na pressão arterial. Dependendo da faixa etária, há estimativas que mais de um terço da população não obesa seja afetada pelo problema, que está associado a riscos graves à saúde, como degeneração arterial, diabetes e cardiopatias. Olhando o tanto de coisas desreguladas, logo imaginamos que as pessoas precisarão de vários remédios, certo? Mas, se olharmos bem, a atividade física pode ser benéfica para todos os problemas citados... então seria ela uma polipilula para a síndrome metabólica?
.
Um estudo de Dipietro et al. (2020) acompanhou os níveis de atividade física (por acelerômetro) de 346 pessoas (média de 23 anos) e avaliou seus riscos metabólicos. Os resultados mostraram que ao fazer mais de 150 minutos semanais de atividade física moderada a vigorosa, a chance de ter riscos cardiometabólicos caía 66%. Ou seja, potencialmente 2/3 das pessoas deixariam de ter o problema se fizessem 30 minutos de exercício por dia!
.
Pense aí nas pessoas com colesterol alto, gordura abdominal, glicemia alta, pressão elevada. Pois bem, independente da pessoa ter um, dois ou todos esses problemas o remédio pode ser apenas um: atividade física! Obviamente que existe uma combinação que pode ser ainda melhor, pois ao melhorar a alimentação, os resultados se tornam superiores.
.
Esse é o tipo de informação que precisa ser espalhada pois os problemas cardiometabólicos que estão associados a muitas mortes e perda de qualidade de vida. Aliás, eles são justamente os fatores associados à maior gravidade e quantidade de mortes por coronavirus.
.
Profissionais de Educação Física, vocês têm um remédio poderoso nas mãos e, por isso, têm a obrigação de usar seu conhecimento para manter as pessoas saudáveis, hoje e sempre!
Eu vou mandar o artigo no meu grupo do Telegram. Para entrar veja o link no destaque dos Stories (Grupo Telegram) ou vai direto em t.me/drpaulogentil
Paulo Gentil)
Dipietro L, Zhang Y, Mavredes M, et al. Physical Activity and Cardiometabolic Risk Factor Clustering in Young Adults with Obesity. Med Sci Sports Exerc. 2020;52(5):1050-1056. doi:10.1249/MSS.0000000000002214

Nenhum comentário:

Postar um comentário