sexta-feira, 17 de julho de 2020

HIIT FAZ BEM PARA O CEREBRO

Uma das maiores preocupações não é apenas ter uma boa saúde física, mas também uma boa saúde mental. Entre os vários aspectos importantes que desejamos manter é uma boa memória, cognição e capacidade de interagir com o meio. Vários fatores estão envolvidos com essa deterioração, comumente vista no avanço da idade. Então é importante pensar em estratégias para prevenir, já que seu tratamento normalmente não resulta nos benefícios esperados. Sim, exercício faz bem para isso, mas qual exercício seria melhor?
.
Em um estudo com homens jovens, Reycraft et al. (2020) compararam 4 situações: 1) exercício contínuo moderado (65% do VO2max), 2) contínuo intenso (85% do VO2max), 3) treino de sprints (4 tiros máximos de 30s com 4min de intervalo) ou 4) repouso. O sangue foi coletado imediatamente, 30 e 90 minutos após cada situação para avaliar as respostas de BDNF, um conhecido neuroprotetor. Os resultados revelaram que os níveis de BDNF aumentaram expressivamente após os sprints, com maiores respostas do que as demais situações. Importante destacar que baixos níveis de BDNF são vistos nos casos de perdas cognitivas, demência, depressão, etc.
.
Sei que algumas pessoas podem pensar que treinos de sprint não são para qualquer um, que é impossível adapta-los para pessoas não treinadas. Mas isso é engano, conforme explico nas aulas do Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/ link no perfil ou pelo aplicativo), existem diversos estudos que usaram sprints em pessoas obesos, idosos e com problemas cardiometabólicos. Tudo é uma questão de adaptar o tipo de exercício e à intensidade às pessoas. Por exemplo, um sprint para mim pode ser uma corrida acima de 20km/h, mas para uma idosa seria uma caminhada, para um obeso seria subir um lance de escadas, entende? No geral, os bons profissionais não param mais no “se” fazer, mas sim avançam para o “como” fazer”.
.
Eu vou mandar o artigo no meu grupo do Telegram. Para entrar veja o link no destaque dos Stories (Grupo Telegram) ou vai direto em t.me/drpaulogentil .
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Reycraft JT, Islam H, Townsend LK, Hayward GC, Hazell TJ, Macpherson REK. Exercise Intensity and Recovery on Circulating Brain-derived Neurotrophic Factor. Med Sci Sports Exerc. 2020;52(5):1210-1217. doi:10.1249/MSS.0000000000002242

Nenhum comentário:

Postar um comentário