sexta-feira, 31 de julho de 2020

DICAS PRA FAZER HIIT EM CASA

O principal material para um bom treino é o cérebro! Sou amante de academias, mas a pandemia nos mostrou que precisamos ter opções. E nem falo apenas para a pandemia, falo para quando viajamos, quando nossa rotina aperta ou mesmo para pessoas que pensam diferente de mim. E algo que precisa ficar bem estabelecido na cabeça de todos é que o sucesso do treino depende mais de “como” se faz do que “onde”. Por exemplo, nas aulas do Nerdflix tem várias informações sobre como treinar pouco e com poucos recursos, inclusive com vários exemplos práticos nas aulas de HIIT, sobrecarga, etc.
.
Para ajudar a esclarecer as coisas, trago um estudo recente de pesquisadores canadenses (Islam et al. 2020) em que 68 jovens foram divididos em: 1) grupo controle, 2) Tabata (8x20:10s em intensidade máxima de 4 exercícios diferentes: burpee, escalador, polichinelo e squat and thrusts – cada sessão envolvia apenas um exercício), e 3) continuo (85% da FCmax por 30min). O treino durou 4 semanas e depois houve acompanhamento por 2 meses sem atividade.
.
De acordo com os resultados, o Tabata promoveu mais ganhos na extensão lombar e flexões, já o contínuo teve mais resultado para o consumo máximo de oxigênio. O tempo até a exaustão e a performance foram similares para os dois grupos. Ou seja, é possível ter muitos benefícios treinando em casa, com exercícios simples e em apenas 4 minutos! Entendem porque digo que o material mais importante para um bom treino é o cérebro?
.
Ok, isso não é para todo mundo e é preciso adaptar alguns exercícios e selecionar as atividades de acordo com as características e possibilidades do aluno. Isso é indiscutível, mas um bom profissional saberá fazer isso com tranquilidade, como sempre falamos na @franquiapersonall.
.
Convido todos a verem as aulas sobre HIIT (especialmente a sobre Tabata) no Nerdflix (pelo aplicativo ou pelo site https://nerdflix.paulogentil.com/) para entenderem melhor as perspectivas e possibilidades, caso desejam achar pessoas para prescrever treinos nessa perspectiva, mandem Direct.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Islam H, Siemens TL, Matusiak JBL, et al. Cardiorespiratory fitness and muscular endurance responses immediately and 2 months after a whole-body Tabata or vigorous-intensity continuous training intervention. Appl Physiol Nutr Metab. 2020;45(6):650-658. doi:10.1139/apnm-2019-0492.
Silvia Dos Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário