quinta-feira, 19 de setembro de 2019

BCAA NÃO ACELERA A RECUPERAÇÃO

A inutilidade do #BCAA talvez só seja comparável à sua popularidade e longevidade! Incrível ver que, apesar de tanta evidência contrária, tanta gente use essa porcaria há tanto tempo! Para ajudar a colocar mais pregos no caixão, trago um excelente estudo coordenado por pesquisadores brasileiros. Nele se comparou a recuperação após uma sessão de treino de força em homens jovens que tomavam BCAA ou placebo. Os grupos recebiam a suplementação por 5 dias, sendo que realizavam musculação nos dias 1 e 3 da suplementação. As avaliações ocorreram 30min, 24 e 48horas depois do treino. Elas envolveram a análise performance na segunda sessão (dia 3), dor muscular e salto com contra movimento. O treino de musculação envolvia 3 séries máximas com 80% da carga máxima no agachamento e leg press e a suplementação de BCAA continha 4g de leucina e 2g tanto de valina quanto de isoleucina. Importante ressaltar que a alimentação foi controlada ao longo do estudo e a média da ingestão proteica era 1,4-1,5g por quilo de massa corporal.
.
Os resultados revelaram que o grupo que suplementou BCAA teve o mesmo desempenho no treino que o placebo e também reportou a mesma percepção de esforço, além de reportar a mesma dor e ter a mesma performance no salto ao longo dos dias. Ou seja, BCAA não serviu para porcaria nenhuma em termos de recuperação após o treino. O que não deveria ser novidade, né? Inclusive tenho um vídeo bacana sobre o tema no meu canal do YouTube (https://youtu.be/b9ie629VMr8).
.
Por falar em YouTube, apesar de toda as evidências contrárias, a galera ainda fica encantada com os vídeos de fanfarrões patrocinados por vendedores de suplemento e com bomba saindo pelos ouvidos. E aí perguntam como seria uma boa maneira de usar BCAA... Então, vou tentar explicar de maneira bem clara. Você pode usar BCAA antes do treino, depois do treino, durante o treino, como supositório, passar na pele, misturar com vodca, enfiar na orelha ou até mesmo jogar no lixo, pois os resultados serão rigorosamente os mesmos: NENHUM!
PS: sobre BCAA injetável vejam https://youtu.be/hlFYlMSq16o
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Estoche et al. (2019). Branched-chain amino acids do not improve muscle recovery from resistance exercise in untrained young adults. Amino Acids. 2019 Aug 29. doi: 10.1007/s00726-019-02776-5. [Epub ahead of print]

Nenhum comentário:

Postar um comentário