quinta-feira, 19 de setembro de 2019

HIIT VISANDO CONDICIONAMENTO FISICO

Um tema que venho estudando muito é o treino intervalado de alta intensidade (HIIT). Com isso, entendemos bem o que ele pode e não pode fazer e, principalmente, sobre como se deve manipular as variáveis para ter resultados específicos. Inclusive, que as aulas online de HIIT são divididas em 4 partes, pois assim será possível entender cada uma das variações, suas vantagens e desvantagens. Portanto, não há sentido falar se HIIT é bom ou ruim, mas devemos entender qual tipo de HIIT é indicado para cada caso, já que há modelos melhores para o emagrecimento, que interagem pior com a musculação, que causam mais sofrimento, etc. (você poderá se aprofundar mais em www.aulas.paulogentil.com)
.
Uma pergunta importante é qual seria o melhor treino para ganhar condicionamento, por exemplo, consumo máximo de oxigênio (VO2max)? Essa resposta foi dada por Wen et al. (2019) ao revisar dezenas de artigos sobre HIIT feitos em pessoas com obesidade/sobrepeso, saudáveis e atletas. De acordo com os resultados, todos os modelos de HIIT foram eficientes em promover melhoras no VO2max em todas as populações. Além disso, ao separar os vários tipos de HIIT, a maior parte dava resultados similares ao contínuo, o que fez os autores concluírem que o HIIT seria vantajoso por uma perspectiva de eficiência em relação ao tempo. No entanto, existia um modelo de HIIT que foi especialmente eficiente nesse sentido, para todas as populações, do obeso ao atleta: o HIIT longo, aquele que tem tiros maiores que 2 minutos, em intensidade submáximas e com maior volume!
.
Portanto, se você quer um treino mais dinâmico que dure menos tempo, você pode adotar diversos modelos de HIIT, mas se você quer ter o MELHOR treino para melhorar seu VO2max, o HIIT longo parece ser a opção para você. Isso reforça algo que já falamos em um artigo no Sports Medicine (Viana et al., 2018) e que detalho nas aulas online: não se pode falar de HIIT como se fosse algo genérico, pois esse modelo de treino envolver diversas possibilidades. É essencial saber entender suas vantagens, desvantagens e, principalmente, saber como adequar cada uma delas para tirar o máximo de proveito!
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Viana RB, de Lira CAB, Naves JPA, Coswig VS, Del Vecchio FB, Ramirez-Campillo R, Vieira CA, Gentil P. Can We Draw General Conclusions from Interval Training Studies? Sports Med. 2018 Sep;48(9):2001-2009. doi: 10.1007/s40279-018-0925-1.
Wen D, Utesch T, Wu J, Robertson S, Liu J, Hu G, Chen H. Effects of different protocols of high intensity interval training for VO2max improvements in adults: A meta-analysis of randomised controlled trials. J Sci Med Sport. 2019 Aug;22(8):941-947. doi: 10.1016/j.jsams.2019.01.013

Nenhum comentário:

Postar um comentário