quinta-feira, 19 de setembro de 2019

VOCE NAO PRECISA SE PREOCUPAR COM O CICLO MENSTRUAL

O ciclo menstrual possui duas fases bem definidas. A folicular, que segue a menstruação é caracterizada por baixos níveis hormonais, com presença dominante do estrogênio. A fase lútea, após a ovulação e antes da menstruação, envolve elevados níveis de estrogênio e principalmente progesterona. Existem pontos marcantes também, como a menstruação. Baseado nisso discute-se se haveria mudanças relevantes na performance nesses diferentes momentos e se seria necessário adequar o treino a elas.
.
Na aula sobre o tema revisei dezenas de estudos (tudo disponível em www.aulas.paulogentil.com) e pode-se ver que, em geral, o ciclo menstrual tem pouca influência no desempenho e nenhum mostra prejuízo durante a menstruação! O que costuma haver é maior resistência à fadiga justamente nos dias que antecedem a menstruação. Mas é importante lembrar que são variações pequenas (<10%). Desse modo, as evidências mostram que não é “normal” ocorrer um grande prejuízo no rendimento em nenhum momento. Mas reparem que eu falei “normal”, ou seja, é comportamento da maior parte das pessoas. Apesar de isso não negar a possibilidade de existirem pessoas que respondam diferente, por isso você não “deveria” se preocupar! Se há perdas absurdas de força, dores dilacerantes, reações extremas de humor, sangramento excessivo etc. é preciso procurar ajuda profissional! Inclusive considerar fatores psicossomáticos! Lembrando que o termo define algo que acontece no corpo e é criado ou potencializado por algum fator psicológico! O que não significa dizer que seja frescura ou “coisa da cabeça”.
.
Por fim, a minha visão, de quem estudou e treinou algumas centenas mulheres, é que ajustar o treino de acordo com o ciclo não é necessário e nem prático. Prático porque é difícil definir precisamente as fases. Sobre a necessidade a questão é que, se uma fase é pior, então deve-se treinar bem para compensar a “desvantagem fisológica”; por outro lado, se uma fase tem “vantagens fisiológica”, então deve-se treinar bem para aproveitar essa vantagem. Ou seja, o lance é treinar bem o tempo todo e ter empatia para entende e motivar o outro!
(Paulo Gentil - www.paulogentil.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário