quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

EXERCICIOS INTERVALADOS SERIAM A BALA MAGICA?

Para responder, nosso grupo realizou uma revisão sistemática e meta-análise que acaba de sair no British Journal of Sports Medicine. O resultado é: depende! O que percebemos é que, no geral, o intervalado promove maior perda de gordura que o contínuo, sendo os sprints especialmente eficientes. No entanto, há uma grande heterogeneidade nos estudos, com alguns dando bons resultados e outros dando resultados desanimadores. Isso pode ser devido à má definição/controle de intensidade, falta de controle de hábitos alimentares e atividades externas, etc. No entanto, algo que merece atenção é que a supervisão foi um fator importante, ou seja, ter acompanhamento faz com que se perca mais gordura. Outro destaque é o resultado em relação ao tempo. Cada minuto gasto de treino intervalado de alta intensidade gera 1,92 vezes mais perda no % de gordura que o contínuo, nos sprints isso vai para 2,57 mais! Isso pode ser particularmente interessante se considerarmos que muitas pessoas alegam a falta de tempo como uma barreira para não praticar atividades físicas.
O trabalho tem repercutido na imprensa do Mundo inteiro! Já falei com a NBC, BBC, CNN, Reuters, NY Times, Runner’s World, etc. Dentre as várias perguntas, está a clássica, “qualquer um pode fazer?”. A resposta é, em grande parte, sim! Tanto a intensidade quando o exercício são selecionados individualmente, por exemplo, se você tem problemas articulares, deve escolher um exercícios que não agrave o quadro (quem tem problemas de joelhos, pode usar movimentos com membros superiores), se há fatores de risco, deve trabalham em margens seguras (controle de estresse cardiovascular, imunossupressão, etc.).
Voltando à pergunta inicial. O treino intervalado pode não ser a bala mágica, mas certamente pode ser um importante aliado no processo, desde que seja bem elaborado e bem supervisionado! Para saber mais, convido a ler o estudo (link ao final, o primeiro autor é o Ricardo Viana) e dar uma olhada no meu livro de Emagrecimento e nas minhas aulas de Treino Intervalado, tudo disponível em www.PauloGentil.com.
(Paulo Gentil)
Viana RB, Naves JPA, Coswig VS, de Lira CAB, Steele J, Fisher JP, Gentil P. Is interval training the magic bullet for fat loss? A systematic review and meta-analysis comparing moderate-intensity continuous training with high-intensity interval training (HIIT). Br J Sports Med. 2019 Feb 14. pii: bjsports-2018-099928. doi: 10.1136/bjsports-2018-099928.
https://bjsm.bmj.com/…/early/2019/01/23/bjsports-2018-099928

Nenhum comentário:

Postar um comentário