quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

PODE MISTURAR CARBOIDRATO NA MESMA REFEIÇÃO?

Claro que pode, carái de asas! Quem fala que não pode ou é trollador ou realmente desinformado. Se ouvir isso de um "profissional" já pode suspeitar que é um daqueles que nunca abriu um livro de fisiologia e bioquímica na vida.

Veja um resumo do processo de digestão do amido, tipo de carboidrato que compõe aveia, tubérculos, cereais etc. 

O início da digestão começa na boca a partir da amilase salivar (ptialina), quebrando boa parte do amido em frações menores (ex. maltose e oligossacarídeos). No estômago praticamente não ocorre degradação, já que a ptialina é inativada em função do pH muito ácido dessa região. No entanto no intestino delgado o processo de degradação continua a partir da amilase pancreática, formando maltose e isomaltose. E ainda no intestino delgado, já na borda em escova, o resto da digestão acontece a partir da maltase e isomaltase, formando no final das contas glicose.

Agora o detalhe, isso acontece com QUALQUER tipo de amido, seja arroz, batata, mandioca, tapioca, aveia, pão etc. O produto final sempre será a glicose! As diferenças entre os amidos são mais relacionados à proporção de amilopectina e amilose, que ambas no final das contas formarão GLICOSE!

Então não tem nenhum problema misturar carboidratos, sejam eles amido, frutose, lactose. Tb não tem problema misturar com gorduras e/ou proteínas. O que engorda é comer muito!

Já pensou que terror seria se não pudesse misturar carboidratos? Como faríamos por exemplo com uma vitamina feita com frutas, leite e aveia? Frutose, lactose e amido... Seria morte certa! Ou obesidade mórbida! Kkkkk
BRUNO FISCHER

Nenhum comentário:

Postar um comentário