sexta-feira, 7 de setembro de 2018

TREINO PARA IDOSOS


O treinamento para idosos é, sem dúvidas, uma das áreas mais gratificantes da Educação Física. Quem já se emocionou com as suas melhoras ou recebeu seus mimos, ...sabe que não tem “shape foda” que ganhe disso. E, quem já assistiu minhas aulas, sabe bem da felicidade que tenho em viver essa prática e produzir conhecimento sobre o tópico. Nesse sentido, tenho trabalhado junto pesquisadores de diversas partes do Mundo para descobrir maneiras de trazer mais benefícios para os idosos, o que tem resultado em diversos artigos.
Em um estudo recente, em conjunto com o chileno Ramirez-Campillo e o espanhol Mikel Izquierdo (que estarão aqui para o Simpósio Internacional de Belo Horizonte, dia 22 de setembro) procuramos avaliar os efeitos do método de cluster na capacidade funcional de idosos. O treino tradicional envolvia 3x8 repetições, com intervalo de 2,5 minutos entre as séries. Já no método de cluster, se fazia 12 séries de 2 repetições com descanso de 30 segundos entre elas. No final, todos faziam 24 repetições, mas com arranjos diferentes, todos com velocidade alta, 3 vezes por semana durante 12 semanas. A carga foi ajusta sempre a última série ficasse fácil. .
Além de não haver nenhum relato de lesão, tanto o treino tradicional quanto o método de cluster aumentaram o desempenho na caminhada de 10m (6,6 e 15,1%), no teste de levantar e andar (8,8 e 15,1%) e sentar e levantar (13,7 e 19,9%), todas atividades importantes para o dia a dia dos idosos. Na comparação entre grupos, o método de cluster levou vantagem e ainda melhorou os escores de qualidade de vida em 24,8%!
Olha que lindeza! O bacana desse método é que ele é bem dinâmico e, devido à curta duração dos esforços, costuma resultar em pouca sobrecarga cardiovascular e baixa percepção de esforço. Está ai Educação Física séria trazendo ferramentas para melhorar vidas. O estudo também contou com outro fenômeno, o colombiano Robinson Ramirez-Velez, que vocês conheceram em Brasília. Recomendo que leiam o artigo (referência completa no Face) e apareçam no Simpósio de Belo Horizonte (https://www.lfceventos.com.br/…/simposio-internacional-de-b…) para ouvir essas feras pessoalmente.
Simbora mudar vidas! .
(Paulo Gentil)
Ramirez-Campillo R, Alvarez C, Garcìa-Hermoso A, Celis-Morales C, Ramirez-Velez R, Gentil P, Izquierdo M. High-speed resistance training in elderly women: Effects of cluster training sets on functional performance and quality of life. Exp Gerontol. 2018 Jun 15;110:216-222. doi: 10.1016/j.exger.2018.06.014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário