sexta-feira, 7 de setembro de 2018

A LENDA DO FRANGO COM HORMONIO

Assim como a Loira do Banheiro, manga com leite, ET de Varginha, faca no boneco do Fofão, Homem do Saco e o Ovo Chinês de Plástico, uma das maiores lendas brasileiras é:
"O FRANGO COM HORMÔNIO"
Semana passada, mostrei para um aluno que essa história não é verdadeira.
Existe uma lei que veta uso de hormônio desde 2004, e diversos estudos já mostraram que não existem vantagens técnicas e econômicas.
•Primeiro ponto negativo do uso é o CUSTO: Não valeria a pena tratar o frango com hormônio e depois vender à R$4 no açougue do Seu Severino. Isso seria inviável devido ao alto custo e a dificuldade em administrar hormônios de pinto em pinto.
•Segundo ponto negativo seriam as REGRAS: No Brasil, que é o terceiro maior produtor de carne de frango do planeta, uma lei proíbe a utilização de substâncias hormonais para promover o crescimento em aves. Cabe MULTA burla.
Bastaria alguém fazer exames laboratoriais, assim como estão fazendo com alguns suplementos, provar a fraude, processar uma empresa e ganhar uma grana. Ninguém nunca fez isso.
.
🙋🏻‍♂️- Minha tia disse que se der hormônio pro pinto, ele vira frango rapidinho!
É verdade que o bicho cresce mais rápido o que há 30 anos. Porém, isso não se deve a hormônios, e sim ao melhoramento genético.
Numa pesquisa de Fennell & Scanes (1992), a utilização de testosterona, 5α-dihidrotestosterona e 19-nortestosterona, via implante subcutâneo em aves leghorn, reduziu o ganho de peso corporal da maioria. Nenhum hormônio desses estimulou o crescimento das penosas.
.
A carne de frango é considerada saudável, proteica e “barata”. É bobeira nossa condenar um alimento tão importante, sem fundamento.
Fiquem tranquilos, pois a utilização de substâncias hormonais em aves é um MITO.
A transformação rápida do pinto em galinha, deve-se à EVOLUÇÃO GENÉTICA das linhagens e não à algum "Ciclo Bodybuilder Frango Lifestyle".
Se você não come carne de frango por causa de filosofia de vida, religião ou paladar, tudo bem.
Mas se for por medo de hormônios, meta logo esse garfo na boca.



PROFESSOR ANDRE DE QUEIROZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário