sexta-feira, 7 de setembro de 2018

MUSCULAÇÃO SALVANDO VIDAS

A grande evolução na musculação se deu quando ela deixou de ser associada apenas à estética e passou a ser utilizada para melhorar a vida das pessoas. E um dos ...trabalhos mais importantes nessa área foi feito pelo Dr. Eduardo Cadore surfista, churrasqueiro e professor da UFRGS, junto com o notável espanhol Mikel Izquierdo (Cadore et al., 2014). O estudo teve 4 semanas de treinamento cognitivo/marcha/equilíbrio, 4 de musculação e 24 de acompanhamento. A musculação envolvia apenas 2 sessões semanais de 2 séries de leg press, feitas na maior velocidade possível. Os participantes eram idosos com demência e tão debilitados que o próprio Cadore tinha que coloca-los no aparelho! As 4 semanas desse simples protocolo melhoraram muito a funcionalidade dos participantes, fazendo com que alguns abandonassem cadeiras de rodas, andadores e bengalas. E os resultados foram tão marcantes que, apesar de esquecerem os próprios filhos, muitos sabiam quem era o Cadore, o responsável por melhorar suas vidas!
No entanto, houve uma parte trágica. Por motivos alheios à vontade de todos, os treinos foram interrompidos e as perdas funcionais foram implacáveis. Como resultado, um terço deles não sobreviveu a 6 meses sem musculação! Tragicamente, isso confirma que manter a funcionalidade é essencial para sobrevivência e que nós podemos salvar vidas!
Dói ver que muitos acham que musculação se limita à estética e acham que sucesso é exibir corpos cheios de hormônios e implantes. Já eu acho que sucesso é mudar a vida das pessoas. O cuidado com o corpo é muito importante e até necessário, mas pense bem em quem são seus ídolos e qual papel você quer ter na vida das pessoas. Da minha parte eu digo que após uma pessoa te agradecer com os olhos cheios de lágrimas por ter salvado a vida dela ou de um parente, seus parâmetros de “ser bom” mudam um bocado. .
Perguntas: você acha que o estudo seria mais válido se os pesquisadores usassem regata com mamilo de fora? Você acha que os médicos ou parentes pediram para o grupo mostrar o shape para ver se podiam atender os pacientes? O que vale mais para Educação Física, esse estudo ou bíceps dos pesquisadores? Alguém duvida que algum idiota vai falar de shape nos comentários?
(Paulo Gentil)
Cadore EL, Moneo AB, Mensat MM, Muñoz AR, Casas-Herrero A, Rodriguez-Mañas L, Izquierdo M. Positive effects of resistance training in frail elderly patients with dementia after long-term physical restraint. Age (Dordr). 2014 Apr;36(2):801-11. doi: 10.1007/s11357-013-9599-7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário