sexta-feira, 16 de junho de 2023

TRANSFORMANDO MENTES ATRAVÉS DO EXERCÍCIO

 Com certeza você já deve ter ouvido algo negativo entre ser fisicamente ativo e ser inteligente, não é mesmo?

Mas isso aí é #FakeNews!!
Na verdade, exercitar o corpo também faz bem para o cérebro. Inclusive, as associações entre o bom funcionamento do cérebro e a atividade física começam na infância! Um estudo de Cadenas-Sanchez et al. (2023) avaliou o cérebro de 100 crianças (~10 anos) e fez associações com níveis de atividade física e desempenho em testes físicos.
De acordo com os resultados, os níveis de atividade física e atividades vigorosas foram significativamente relacionados às expansões de regiões do cérebro associadas ao controle de movimentos, aprendizado e transmissões de sinais para o córtex. Já o tempo sedentário foi associado com retração em diversas partes do cérebro, incluindo núcleo accumbens, relacionado à diversas desordens psiquiátricas. A aptidão física também trouxe associações importantes, sendo aptidão cardiorrespiratória associada à expansão da amígdala, que regula emoções e memórias. A força muscular dos membros superiores e a velocidade-agilidade, por sua vez, foram relacionada a expansões de regiões como núcleo accumbens.
No final das contas, altos níveis de força muscular, atividade física moderada e vigorosa foram significativamente associadas à inteligência fluida e total.
Ou seja, ao contrário do que se acredita, fazer atividade física ajuda a fortalecer o cérebro! 🧠
E isso está associado com maiores níveis de inteligência!
Sei que agora estão imaginando a galera que dá umbigadas, coices🐎 e todo tipo de maluquice!!
Bem, aí há as evidências de que os esteroides causam o efeito inverso, provendo degeneração neural e prejuízo à inteligência. Além disso, há níveis de burrice que não há exercício que resolva. 🤣
Beijos de luz.
DOI: 10.1111/sms.14263
Todas as reações:
Ivanize Bragante

Nenhum comentário:

Postar um comentário