sexta-feira, 16 de junho de 2023

SMARTWATCH , PARA QUE SERVE E ONDE ELE FUNCIONA BEM

 A tecnologia traz muitas inovações e facilidades.

Por exemplo, os smartwatches⌚️, que contam frequência cardíaca e níveis de atividade física. O que antes só poderia ser medido por aparelhos complexos e caros, hoje pode ser monitorado de forma simples e barata.
No entanto, muitas vezes isso parece bom demais para ser verdade... então Casado-Robles et al. (2023) fizeram um estudo para comparar os relógios da Xiaomi (Mi Band 2, 3, 4 e 5) com os acelerômetros ActiGraph, bem carinhos e bastante usados em estudos científicos.
Os achados mostraram que os relógios foram válidos para estimar a quantidade de passos, tendo valores muito próximos dos obtidos pelo acelerômetro. No entanto, os relógios não foram bons em estimar as intensidades de atividade física (leve, moderada, vigorosa, etc.).
Por outro lado, os relógios mostraram capacidade boa para excelente de estimar se as pessoas aderiam às recomendações de atividade física, bem como se a pessoa realizava caminhadas rápidas. E o interessante é que todos os modelos foram válidos, mesmo os Mi Band 2, mais simples, tinham uma concordância de 0,97 e 0,95 com o acelerômetro para saber se a pessoa alcançou 10.000 passos e 60 minutos de caminhada acelerada.
Reforço que maiores níveis de atividade física são associados a menor risco de morte e de adoecimento por diversas causas, como doenças cardiovasculares e câncer, conforme explico nas aulas do @nerdflix_br. Portanto, fica aqui uma informação valiosa para quem deseja monitorar seus níveis de atividade física de uma maneira barata, prática e divertida! Esses relógios podem ser comprados bem baratinho e ainda possuem aplicativos amigáveis e gratuitos que podem te avisar como está seu desempenho e te ajudar a tomar decisões mais saudáveis.
Caso queiram ver o artigo deem um pulo no meu grupo do Telegram, que deixei o arquivo por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário