sexta-feira, 16 de junho de 2023

SAÚDE MENTAL É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INCAPACIDADE

 Depressão, ansiedade e stress crônico são problemas comumente encontrados nos jovens, especialmente adolescentes. As consequências são várias, desde problemas de interação social até suicídio. No entanto, há vários fatores que podem reduzir o risco de desenvolver problemas, como os bons hábitos!

Nesse sentido, um estudo finlandês com mais de 30.000 jovens de 15-16 anos mostrou 40% deles sofria de depressão, 19% estresse crônico, 11% ansiedade em níveis moderados a severos e 7% visitavam o psicólogo (Jussila et al., 2023). Os resultados mostraram ainda que usuários de álcool, cigarro (normal e eletrônico) e canabis sofrem com mais frequência dos problemas. Além disso, a prática de atividade física moderada a vigorosa no tempo livre mostrou uma relação de dose bem clara com o risco dos problemas analisados. Os participantes foram divididos em grupos 5 grupos: inativos, 30min-1h, 1-2h, 2-3h, 4-6h ou >7h semanais de atividade. Quando comparamos os mais ativos com os menos ativos, os ricos de desenvolver depressão, estresse crônico e ansiedade caíam 51, 48 e 44%, respectivamente. No entanto, é importante destacar que mesmo as doses mais baixas já produziam resultados positivos e os que praticavam a partir de 30min semanais de atividade já tinham uma redução de 17% no risco de desenvolver depressão.
Por favor, não desmereça esse tipo de informação. Lembre-se que cerca de 20% da nossa população está abaixo dos 18 anos, que problemas de a saúde mental são responsáveis por 1/6 da carga global de doenças e lesões entre 10 e 19 anos, sendo a depressão uma das principais causas de doença e incapacidade entre adolescentes. Mais ainda...lembre-se que o suicídio está entre as 3 principais causas de morte nos jovens de 15 a 19 anos. Por fim, se o problema não for abordado precocemente, eles certamente se estenderão e agravarão na idade adulta!
Portanto, fiquem atentos aos jovens!
Deixo aqui o convite para assistir minhas aulas sobre crianças e adolescentes no nerdflix.paulogentil.com
(link na bio) e ver mais sobre perspectivas e possibilidades de ajudar a melhorar a vida dos jovens!
Doi 10.1111/sms.14292

Nenhum comentário:

Postar um comentário