sábado, 18 de março de 2023

EXERCÍCIOS CORRETIVOS SÃO ENGANAÇÃO

 Eita que essa vai doer e gerar mimimi... mas a verdade precisa ser dita. No https://nerdflix.paulogentil.com/

(link na bio) temos aulas em que falamos sobre terrorismo biomecânico e isso inclui testes funcionais e exercícios supostamente corretivos.
Digo supostamente porque existe um conceito básico em ensino de movimento de que há gestos que não devem ser fracionados devido a sua simplicidade. Por exemplo, se você quiser agachar bem, você deve simplesmente agachar e corrigir os erros até que ele fique bom. Portanto, salvo casos muito pontuais, fazer exercícios corretivos ou preparatórios nada mais é do que perda de tempo.⏲️
Vou dar um exemplo que não deixará dúvidas. Vamos falar do golfe!🏌‍♂️ Para detectar o risco de lesões, o pessoal criou uma bateria de testes funcionais, o FMS específico do golfe. Com base nisso, se acreditava que falhas no teste poderiam gerar erros nos gestos do golfe. E paralelamente sugeriram que falta de mobilidade, força e estabilidade no core poderiam causar perda de postura na tacada. Então, se analisava o overhead squat (agachamento com a barra acima da cabeça🏋) para diagnosticar esses problemas... Com esse diagnóstico, se fazia um programa corretivo com flexibilidade e exercícios funcionais, para melhorar o desempenho no teste e, consequentemente, a tacada no golfe.
Para testar isso, Langdown et al. (2023) colocaram 37 jogadores de golfe para fazer 8 semanas com liberação miofascial, flexibilidade e exercícios funcionais, cheios de minibands e tudo o mais. Ao final, houve melhora do desempenho no teste funcional e o overhead squat ficou uma belezura. Mas, todavia, no entanto, entretanto, não mudou p... nenhuma no gesto do golfe! 🫨
Entendeu?
Você fica aí nessa palhaçada de colocar o aluno para andar igual um tabacudo enrolado em elásticos, fazer a tal da mobilidade e o escambal quando na verdade se passasse a porcaria do exercício, resolveria o problema dele! Bora estudar mais e parar de invenção, povo! O artigo estará no meu grupo do Telegram e o link para o Nerdflix está no meu perfil.
_DOI:_ 10.1519/JSC.0000000000004254
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário