sexta-feira, 31 de março de 2023

CORTAR GLUTEM CAUSA INFLAMAÇÃO E PODE ATRAPALHAR A DIETA

 Quantas vezes você não ouve alguém defender uma estratégia de maneira apaixonada, como as pessoas que juram que, ao cortar um determinado nutriente, se sentiram melhores, mais saudáveis, emagreceram e ainda tiveram a pessoa amada de volta em 7 dias?

Isso é clássico com o leite e o glúten! Sobre o glúten, ainda vejo a turma cortando pão e se enchendo de tapioca... quando falo que isso é bobagem, ouço coisas do tipo “mas comigo deu certo”, “nunca mais soltei um peido depois disso”, “minha vida mudou”... se você não for alérgico, pode até ser que sua vida mude, mas para pior!
Henriques et al. (2023) dividiram mulheres jovens em 2 grupos, que faziam uma dieta sem glúten por 6 semanas. No entanto, um dos grupos recebia bolinhos com glúten, sem saber. O legal é que o estudo teve um desenho crossover, ou seja, depois de um tempo os grupos inverteram, e o que não tinha recebido glúten passou a receber, enquanto quem recebia glúten voltou a ser "gluten free".
🛑O primeiro ponto é que deixar de comer glúten não promoveu alterações no peso ou composição corporal. No entanto, a adoção da dieta sem glúten levou a uma piora na qualidade alimentar, agravando deficiência de tiamina (vitamina B1), piridoxina (vitamina B6), cobalamina (vitamina B12) e folato (vitamina B6). E agora a pior parte: os pesquisadores verificaram que cortar glúten AUMENTOU⬆️ o escore inflamatório! Isso mesmo, corta o glúten não ajudou nada e ainda atrapalhou um monte de coisa.🤔
Tá passadahhh?
Então, antes de sair por aí adotando dietas malucas e restrições descabidas, conversem com um bom nutricionista, pois muitas vezes essas modas geram mais problemas que soluções.
Doi: 10.1080/07315724.2021.1962769

Nenhum comentário:

Postar um comentário