sexta-feira, 31 de março de 2023

EXERCÍCIO ISOLADO DE MANGUITO PODE SER PERIGOSO

 Uma das coisas que certamente impressiona na aula sobre Deltoides é a questão do manguito rotador. As evidências mostram que fazer exercícios isolados de manguito é desnecessário e menos eficiente do que fazer movimentos compostos, como supino, remada, puxada e desenvolvimento.

Isso mesmo! Você fortalece mais o manguito fazendo os básicos que os isolados! Desse modo, só haveria mesmo razão de se isolar o trabalho no caso da reabilitação. Por exemplo, se alguém sofrer uma lesão e algum músculo do manguito estiver em desequilíbrio, aí é melhor fortalecer isolado para depois ir para os compostos. Na prevenção não faz nenhum sentido, como mostram algumas boas evidências.
Nesse sentido um estudo do Claudio Lira, avaliou a força de rotação de jogadores de vôlei e os acompanhou por 16 semanas para avaliar se haveria associação entre dores e fraqueza de manguito. Ao contrário do que se sugere, os jogadores com mais força sentiam mais dor! Isso mesmo, cada aumento de 1N.m na força de rotação interna aumentava em 11% o risco de ter dores no ombro!! A força de rotação externa também teve a tendência de se associar com dores, mas os resultados não foram significativos (p = 0,06... passou raspando!).
Veja, não quero que achem que é bom ser fraco, mas, conforme explico na aula, não há necessidade de focar em movimentos isolados de manguito como estratégia de prevenção. Siga fazendo básico tranquilamente, se quiser “aquecer” o manguito, basta fazer o movimento específico (por exemplo, supino, puxada, desenvolvimento ou remada) com cargas leves, ok?
E não se esqueça...para ter acesso a aulas cientificamente embasadas e muito didáticas! Corre lá no https://nerdflix.paulogentil.com
e inscreva-se agora!
DOI: 10.1055/a-1806-2303
Todas as reações:
Melissa Evangelista

Nenhum comentário:

Postar um comentário