quarta-feira, 4 de novembro de 2020

QUANTIDADE IDEAL DE SONO

 A insuficiência de sono é considerada problema de Saúde Pública dada sua alta prevalência e associação com morbidade e mortalidade. Mas, quanto seria a quantidade ideal de sono para ter uma boa saúde? Sem fazer suspense, uma revisão de Chaput et al. (2020) incluiu mais de 4 milhões de pessoas em 30 Países e revelou que a duração de sono associada aos maiores benefícios foi 7-8 horas diárias e isso foi independente da idade, ou seja, funciona igual para adultos jovens e idosos. Como o sono varia ao longo da vida (dormimos mais quando crianças e menos quando idosos), essa mensagem pode ser importante para que não descuidemos do sono conforme envelhecemos.

.
Os dados revelam que dormir uma hora menos que o recomendado aumenta a mortalidade em 6%, enquanto dormir menos de 6 horas por dia causa aumento de 12%. Mas dormir demais também é problemático, com aumentos de 13 a 39% na mortalidade para quem dorme mais de 8 horas diárias. No geral, dormir menos e mais que o recomendado está associado ao aumento de risco de diversos problemas, como é o caso das doenças cardiovasculares (11 e 7%, para dormir pouco e muito, respetivamente), diabetes tipo 2 (9 e 14%), função cognitiva, saúde cerebral (como Alzheimer), quedas, marcadores de risco cardiometabólico e acidentes. Dou destaque aqui ao aumento de 38% na incidência de obesidade entre os que dormem menos que 6 horas diárias, enquanto o aumento foi de 8% para os que domem mais que 9 horas. Se você quer emagrecer ou conhece alguém que busque, já parou para observar seu sono?
.
Olha só, pessoal, eu durmo pouco e sei o quanto é difícil ter a quantidade recomendada de sono. Eu também poderia dizer que dormir isso é ilusório e mimimi. Mas vamos refletir, pense em quantas horas do seu dia você perde em coisas dispensáveis, como redes sociais e televisão. Pense em coisas que podem ser modificáveis, como estabelecer horários para dormir, meditar, evitar conectar tem telas perto da hora de dormir etc. Será que é impossível melhorar? A Ciência nos ajuda a entender problemas e como melhorar as coisas. Espernear quanto aos seus achados só nos faz continuar com nossos maus hábitos.
.
Vou mandar o artigo no meu grupo do Telegram! Para entrar vai direto em t.me/drpaulogentil
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Chaput et al. (2020). Sleep timing, sleep consistency, and health in adults: a systematic review. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism. 45(10 (Suppl. 2)): S232-S247. https://doi.org/10.1139/apnm-2020-0032.
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário