sábado, 14 de novembro de 2020

EFEITOS DA HORA DE DORMIR E COMPENSAÇÕES DE SONO

 Em publicação anterior, expliquei sobre a quantidade ideal de horas de sono e falei que dormir menos ou mais que o “ideal” pode trazer problemas de saúde e aumentar o risco de morte. Muita gente questionou coisas importantes, como se o horário de dormir poderia influenciar ou se valeria a pena compensar a correria dormindo mais no final de semana.

.
A revisão de Chaput et al. (2020) envolveu 41 estudos, com 93.340 pessoas de 14 Países. Para as doenças cardiovasculares, não houve influência da hora de dormir ou da variabilidade no hábito. Sobre diabetes, houve resultados inconsistentes, mas há sugestão que a irregularidade no sono pode aumentar o risco de se tornar diabético. Houve maior risco de depressão, problemas cerebrais, função cognitiva para quem dorme tarde! O risco de obesidade e marcadores cardiometabólicos também foram maiores em quem dormia tarde, mas a boa notícia é que compensar o sono perdido no final de semana ajuda a controlar o problema e melhorar a qualidade de vida. Agora, um alerta interessante é que dormir tarde e ter sono irregular está associado com sedentarismo e inatividade física. Aqui lembro de um estudo com participação do @murilodattilo mostrando que a atividade física pode ajudar a controlar alguns problemas da falta de sono, portanto, vale a pena o esforço para se exercitar, ok?
.
Algumas considerações. Tente dormir 7-8 horas por dia, mas tente fazer isso antes de meia-noite (o estudo não estabelece um limite, mas faço a sugestão baseado no ciclo escuro-claro). Se tiver uma rotina pesada na semana, durma o quanto for necessário para se recuperar no final de semana. É importante fazer atividade físicas, mas, busque escolha horários, intensidade e volume adequados para favorecer seu sono, e não prejudica-lo!
.
PS: dica importante para os picaretas que estão perdendo o sono com a lives sobre análise de movimento, mobilidade, avaliações posturais, treinos “funcionais”, etc: estude mais, enganem menos e voltarão a dormir tranquilos, hehehehe.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com )
.
Chaput et al. (2020). Sleep timing, sleep consistency, and health in adults: a systematic review. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism doi: 10.1139/apnm-2020-0032

Nenhum comentário:

Postar um comentário