sábado, 14 de novembro de 2020

FARTLEK NÃO É HIIT

 

Vira e mexe eu ouço gente falando que #Fartlek é #HIIT, mas:
1) Muita gente não sabe o que é Fartlek,
2) Fartlek não é HIIT.
Vamos lá, então!
O Fartlek é um método MUITO comum entre pessoas que praticam modalidades de endurance, como #corrida e #ciclismo. Mas na Australia vi acontecer até com #remo.
A tradução mais simples para Fartlek é “Jogo de Velocidade”, e sua prática é realizada EM GRUPO. De modo geral, o fartlek é um método de exercício ininterrupto variável. Ou seja, na sua realização, ocorre MUDANÇA do ritmo (intensidade) de esforço a cada período previamente determinado. Esta mudança, no entanto, DECORRE da intensidade escolhida PELO PARTICIPANTE.
Mas como assim?
Imagina que a gente vai sair para correr, e somos um grupo de 6 pessoas! Definimos que CADA PESSOA vai “puxar” o grupo por 10 min. Então, a participante A começa com seu PACE e mantem o ritmo da corrida por 10 min. Depois, a participante B coloca o seu ritmo de corrida, e o mantem por 10 min e assim sucessivamente! Olhem ali na imagem: Eu seria a participante de blusa verde e bermuda preta!
É importante você saber que o Fartlek pode até ter um perfil de VARIAÇÃO da intensidade, mas isto não implica que ele é um HIIT!
Primeiro que o Fartlek NÃO PRECISA ser em alta intensidade – pronto, podemos parar por aqui. A gente sabe que o HIIT sempre é feito em alta intensidade, embora muita gente nem tenha ideia do que é alta intensidade.
Segundo, o Fartlek não tem períodos de recuperação. Ele tem VARIAÇÃO no ritmo que é imposta pelo perfil de CADA participante – ou prescrita pelo treinador se o indivíduo for correr sozinho. Já o HIIT tem períodos bem definidos de recuperação, que pode ser inclusive PASSIVA, o que não ocorre no Fartlek.
Terceiro, no Fartlek a intensidade é determinada por cada participante, de acordo com suas condições e aptidões no momento que ele está se exercitando. Por isto se chama “jogo de velocidade”. Já no HIIT a intensidade é determinada previamente por quem prescreve o treino. Ela é baseada em parâmetros subjetivos ou objetivos (fisiológicos ou mecânicos), e individualmente determinada.
Portanto, FARTLEK NÃO É HIIT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário