quinta-feira, 27 de agosto de 2020

SPRINTS AJUDAM A CONTROLAR O APETITE

 Duas coisas que se associam bastante são o nosso estado de humor e a nossa alimentação. Dependendo de como estivermos, muda a quantidade de alimento que ingerimos e muda também a qualidade. Afinal, quem nunca ouviu falar em “descontar na comida”? Mas o exercício intenso pode ajudar nisso!

.
Beer et al. (2020) comparam 30 minutos de treino contínuo (60% do VO2max) ou sprints (15s de tiros a 170% da potência de VO2max por 60s de intervalo) no comportamento alimentar de homens e mulheres jovens. Uma parte recebia apoio desde a chegada até o final do treino em diversos campos como autonomia (orientações sobre benefícios do exercício, música, etc), competência (explicações claras e demonstrações sobre o treino e também era dado feedback positivo) e afinidade (empatia, proximidade física, cuidado e preocupação com o bem-estar). Os métodos desse estudo são bem interessantes, recomendo que leiam depois (estará no meu grupo do Telegram).
.
Análises separadas revelaram que a diversão foi maior após os sprints e no grupo que recebeu apoio. Com relação à alimentação nas horas seguintes aos treinos, a quantidade de calorias ingeridas pelas pessoas que receberam apoio foi menor nos sprints do que no treino contínuo. O consumo de alimentos “não saudáveis” também foi menor após os sprints, independente de receber ou não apoio. Para melhorar, nas pessoas que não receberam apoio, o consumo de calorias vinda de lanches (“beliscadas”) foi menor após os sprints. Uma das explicações para isso pode estar na grelina (hormônio da fome), que ficava menor após os sprints. Muito massa, isso!?
.
Tem tanta coisa legal aqui que fica até difícil escolher sobre o que falar, mas vou deixar alguns pontos: 1) sprints foram mais divertidos que treinos contínuos, 2) fazer com alguém apoiando tornou o exercício melhor, 3) sprints ajudam a controlar o controlar o apetite e a fazer boas escolhas. Dica? Façam treinos intensos com acompanhamento profissional! Se você quer saber mais sobre sprints, busque a aula no Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/ ou pelo aplicativo) se quer acompanhamento profissional, recomendo a @franquiapersonall!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
.
Beer NJ, Dimmock JA, Jackson B, Guelfi KJ. Interactions of sprint interval exercise and psychological need-support on subsequent food intake among physically inactive men and women. Appl Physiol Nutr Metab. 2020 Aug;45(8):835-844. doi: 10.1139/apnm-2019-0672. Epub 2020 Feb 4. PMID: 32017599.

Nenhum comentário:

Postar um comentário