quinta-feira, 13 de agosto de 2020

O QUE TOMAR APÓS O TREINO?

 O post sobre pré-treino desfez o mito de que seria importante ingerir carboidratos antes dos treinos e deixa claro que o importante mesmo é se alimentar bem o dia todo. Mas existe outro mito: a alimentação pós treino. A questão da proteína já foi debatida em um vídeo no meu canal do Youtube (busque por “Paulo Gentil proteína” ou vai direto em https://youtu.be/V4mwdACIP0I), mas ainda há a crença que seja importante ingerir carboidratos para repor as reservas de glicogênio. Isso pode ser particularmente importante para quando se faz várias sessões no mesmo dia, por exemplo.

.
Eu estudo recente os participantes realizaram uma sessão de exercícios voltados para depleção de glicogênio (1h a 60% do VO2max e mais 4 tiros máximos de 30s com 4min de intervalo). Durante os 150min após o treino, eles ingeriam placebo ou carboidrato (1,5g/kg de massa corporal por hora). Três horas após o exercício, foram feitas biopsias e testes de força nos extensores de joelho para avaliar a recuperação do glicogênio e do desempenho (Cheng et al., 2020).
.
As biopsas revelaram que a ingestão de carboidratos resultou em níveis de glicogênio quase duas vezes maiores em comparação com o placebo. Apesar disso, a recuperação da performance não foi diferente entre os grupos. O estudo também avaliou a função neuromuscular por meio de análises com estimulação de alta e baixa frequência e novamente não viu vantagens em tomar carboidratos.
.
Entendam que não estou falando que carboidratos são inúteis, até porque o teste envolveu contrações bem curtas, o que pode influenciar não refletir muitas atividades. Mas é interessante entender que em algumas atividades isso pode não fazer diferença. Mesmo em atividades mais glicolíticas, caso haja tempo suficiente entre uma seção e outra, não é preciso ter pressa para repor as reservas de glicogênio, até porque esse déficit pode ter efeitos interessantes na lipólise e melhora da sensibilidade à insulina. Enfim, é tanta possibilidade que a mim só cabe mesmo expor os resultados e deixar a dica para procurar alguém que realmente entende do assunto: quem estudou Nutrição.
Eu vou mandar o artigo no meu grupo do Telegram. Para entrar veja o link no destaque dos Stories (Grupo Telegram) ou vai direto em t.me/drpaulogentil
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Cheng AJ, Chaillou T, Kamandulis S, Subocius A, Westerblad H, Brazaitis M, Venckunas T. Carbohydrates do not accelerate force recovery after glycogen-depleting followed by high-intensity exercise in humans. Scand J Med Sci Sports. 2020 Jun;30(6):998-1007. doi: 10.1111/sms.13655. Epub 2020 Apr 6. PMID: 32187403.

Nenhum comentário:

Postar um comentário