quinta-feira, 13 de agosto de 2020

DORMIR POUCO PREJUDICA A HIPERTROFIA E PROMOVE GANHO DE GORDURA

 Os bons resultados dependem de tantos detalhes, que às vezes os esquecemos. Por exemplo, há pessoas que tem uma boa alimentação e bons treinos, mas os resultados parecem insatisfatórios. Apesar de pouco se falar nisso, a falta de uma boa noite de sono pode minar os resultados do seu treino e dieta. Isso mesmo, só de dormir menor você pode perder músculo e ganhar gordura, mesmo sem mexer na dieta e treino!

O melhor exemplo disos é um que avaliou a composição corporal de pessoas com sobrepeso durante duas semanas de dieta com sono normal ou reduzido (Nedeltcheva et al., 2010). No primeiro caso, as pessoas dormiam em média 7 horas e 25 minutos, já segundo a média foi de 5 horas e 14 minutos. Ou seja, 2 horas e 11 minutos a menos, algo que ocorre facilmente quanto apertam os estudos e trabalho, né? O bacana desse estudo é que as mesmas pessoas foram testadas nas duas situações, ou seja, reflete bem o que ocorre quando você dorme menos.
Na balança, até que não deu ruim, pois as duas situações promoveram a mesma perda de massa corporal. Mas o problema veio na composição corporal! A restrição do sono reduziu a perda de gordura em 55% e aumentou a perda de massa magra em 60%! Além disso, a restrição de sono promoveu aumento do apetite (com maiores níveis de grelina), queda no metabolismo e diminuição oxidação de gordura em repouso. Isso tudo com a perda de pouco mais de duas horas de sono! Há muitas evidências importantes de outros impactos negativos, conforme está na aula do Felipe Nassau no #Nerdflx (https://nerdflix.paulogentil.com/, link no perfil ou pelo aplicativo).
É... talvez esteja na hora de fazer as pazes com a cama!
.
(Paulo Gentil)
Nedeltcheva et al. (2010). Insufficient sleep undermines dietary efforts to reduce adiposity. Ann Intern Med. 2010 Oct 5;153(7):435-41.

Nenhum comentário:

Postar um comentário