quinta-feira, 27 de agosto de 2020

LEITE OU WHEY?

 

A suplementação criou uma inversão e valores. Os alimentos passaram a ser visto como algo incompleto e os compostos artificiais como versões melhoradas da comida. Por exemplo, na escolha de proteínas, a crença é que o suplemento será mais eficiente em elevar os níveis de aminoácidos. A coisa é tão paranoica que você não pode nem misturar whey com leite, pois isso “estragaria” o suplemento. No entanto as evidências científicas vão em sentimento oposto a essa conversa fiada.
.
Em um estudo recente, Gorissen et al. (2020) analisaram as respostas nas 5 horas seguintes à ingestão de caseína, whey e proteína concentrada do leite em mais de 600 pessoas. O estudo avaliou a taxa de aparição de aminoácidos no sangue para estimar a quantidade que é efetivamente digerida e absorvida, para ser usada pelo músculo, por exemplo. Os resultados revelaram que a taxa foi de 45% para a caseína e 57% para whey. Mas a campeã foi a proteína concentrada do leite, com 67%!! Ou seja, dois terços do que se ingere fica disponível para utilização!! O whey teve uma ação mais rápida, no entanto, os aminoácidos aparecem rápido e somem rápido do sangue, o que deixa o saldo de 5 horas mais baixo.
.
Portanto, vamos acordar para a vida e aprender a comer comida (rimou!). Se você se organizar e aprender a comer direito, vai ter mais resultados e ainda vai economizar uma baita grana. Sem contar que o alimento natural vem com vários nutrientes importantes para melhorar sua sáude como um todo. Ah, se você está aqui achando que leite inflama ou é coisa do demônio, dá um pulo no meu canal do YouTube e veja os vídeos sobre o tema. Pode jogar “Paulo Gentil leite” e aparecerá muita coisa, aproveita para seguir o canal e compartilhar com a galera!
.
O estudo tem mais detalhes bacanas e fala sobre dosagem, idade, etc. Para quem quiser ler, eu vou mandar no meu grupo do Telegram. Para entrar veja o link no destaque dos Stories (Grupo Telegram) ou vai direto em t.me/drpaulogentil
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Gorissen SHM, Trommelen J, Kouw IWK, Holwerda AM, Pennings B, Groen BBL, Wall BT, Churchward-Venne TA, Horstman AMH, Koopman R, Burd NA, Fuchs CJ, Dirks ML, Res PT, Senden JMG, Steijns JMJM, de Groot LCPGM, Verdijk LB, van Loon LJC. Protein Type, Protein Dose, and Age Modulate Dietary Protein Digestion and Phenylalanine Absorption Kinetics and Plasma Phenylalanine Availability in Humans. J Nutr. 2020 Aug 1;150(8):2041-2050. doi: 10.1093/jn/nxaa024. PMID: 32069356; PMCID: PMC7398787.

Nenhum comentário:

Postar um comentário