quinta-feira, 13 de agosto de 2020

JOGAR PELADA Faz bem a saude?

 Um problema comum ao divulgar informação costuma ser a dificuldade em entender e aplicar o conhecimento. Por exemplo, sabemos que fazer exercício faz bem à saúde e que atividades sistematizadas e controladas costumam ter uma boa relação de custo-benefício. Também sabemos que a prática irregular de atividades pouco controladas pode trazer riscos. E aí, então costumou-se falar que quem faz musculação ou HIIT está bem na fita, mas quem joga uma pelada tem mais malefícios do que benefícios. Mas, vamos lá, mesmo que a “pelada” não seja sistematizada e controlada, durante o jogo há a possibilidade de obter um bom estímulo cardiorrespiratório e até mesmo neuromuscular. Será, então, que não há benefícios?

.
Uma revisão de literatura liderada por pesquisadores portugueses procurou verificar se a prática recreacional de futebol trazia resultados positivos em desfechos relacionados a doenças não transmissíveis (Figueiredo et al. 2020). De acordo com os resultados há evidências de benefício em vários sentidos. No sistema cardiocirculatório, há redução na frequência cardíaca e pressão arterial, melhora na estrutura e funcionamento do coração e melhoras na capacidade cardiorrespiratória. Na parte metabólica há redução do colesterol e triglicerídeos, melhora na sensibilidade à insulina e melhor controle glicêmico. No sistema ósseo, há melhorias na mineralização e aumento tanto no conteúdo quanto na densidade mineral óssea. Detalhe que as evidências são positivas mesmo em populações clínicas, como pacientes com câncer de próstata.
.
Então, vejam que nem tudo se resume a ir para uma academia! Bater pelada tem seus custos e benefícios. Ao pesar isso, eu considero bem melhor do que ficar sentado no sofá, com toda certeza! E nada impede de mesclar a boa e velha pelada com outras atividades!! Mas perceba que outras atividades não é churrasco e cerveja, ok?
.
Marque aí o amigo peladeiro e, principalmente, as esposas e namoradas!
Eu vou mandar o artigo no meu grupo do Telegram. Para entrar veja o link no destaque dos Stories (Grupo Telegram) ou vai direto em t.me/drpaulogentil
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Sarmento H, Manuel Clemente F, Marques A, Milanovic Z, David Harper L, Figueiredo A. Recreational football is medicine against non-communicable diseases: A systematic review. Scand J Med Sci Sports. 2020 Apr;30(4):618-637. doi: 10.1111/sms.13611.

Nenhum comentário:

Postar um comentário